Palestra sobre liderança encerra programação de Abertura do Ano Judiciário 2019 do TRT-MA
Os professores mestres Nehemias Pinto Bandeira e Carlos César Ronchi se revezaram no palco do Auditório Juiz Ari Rocha, prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, e ministraram a palestra "Um líder Gestor de Si", ainda como parte da programação de abertura do Ano Judiciário de 2019, realizada na manhã de quinta-feira (31/1). Apontando os desafios e competências por trás da liderança, os palestrantes delinearam um caminho motivacional para o bom funcionamento organizacional no âmbito do Regional, e deram dicas para todos que estiveram presentes e desejam alcançar bons resultados dentro ou fora do ambiente de trabalho.
Nehemias, que é mestre em administração e coach com formação internacional pela ICI, iniciou estimulando o público a reconhecer suas habilidades de liderança e a gerir a carreira com alta performance. "Vivemos na era do conhecimento, e precisamos filtrar a inteligência organizacional e aprender olhar o mundo com os olhos do outro. Assim será mais fácil construir estratégias e gerir, com excelência, a carreira e também os liderados", enfatizou. Foi apontado ainda como gerenciar os objetivos a serem alcançados, gerenciando devidamente as prioridades, para atingir-se o sucesso. "Nada é fácil. Se você quer ser um bom gestor, antes tem que pagar o preço, mas depois o sucesso é garantido", completou.
Em seguida, Carlos Ronchi continuou a desenvolver o tema falando dos desafios que precisam ser driblados até chegar ao sucesso. "Muitas pessoas preferem ser chefes, o que naturalmente as tornariam líderes, mas para liderar não basta ser chefe. Os obstáculos estão ao longo de todo o caminho, e o que mais vai ter nesse caminho é chicote para te bater e se você quiser ser líder vai ter que apanhar", destacou. Ronchi falou ainda do ritmo de funcionamento do líder. "O líder tem que se manter em funcionamento o tempo todo. Isso vai despertá-lo do sono às 3h da madrugada ou tirá-lo completamente o sono um dia ou outro. Ou por uma ideia nova, ou simplesmente por um problema a ser resolvido. Mas o certo é que o líder não pode ter medo do problema, e sim estratégias para vencê-los", concluiu.
Para finalizar, os palestrantes recorreram ao filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, que foi considerado o primeiro filósofo existencialista, e considerava que as nossas vidas são determinadas por ações, orientadas pelas nossas escolhas. A citação escolhida para fechar o evento dizia que "Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar-se é perder-se".
Os palestrantes - Nehemias Pinto Bandeira é consultor, escritor e professor de graduação e pós-graduação. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, mestre em Administração pela FEAD-MG. Coach com formação internacional pela ICI. Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais.
Carlos Ronchi - consultor, escritor, professor de graduação e pós-graduação e palestrante. Graduado em Economia, pós-graduado em Marketing, Mestre em Administração. Autor dos livros: Narcisismo nas Organizações: o drama do individualismo no mundo do trabalho (2016); Qualidade de vida e trabalho: fatores psicossociais e da organização (2015); Cultura e as organizações: antropologia, cultura brasileira e o homem (2012); Cultura e as organizações: as interrelações em um ambiente transformacional (2012); Sentido do Trabalho: saúde e qualidade de vida (2010); O processo da liderança: conceitos, tipos e aplicações (2007); e coautor dos livros Cultura organizacional: teoria e pesquisa (2005); Economia e meio ambiente: quem vai pagar a conta? (2007) e DNA Corporativo: as percepções sobre a realidade organizacional (2008).
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.