Páscoa é comemorada com doações no TRT-MA

terça-feira, 15 de Abril de 2014 - 17:55
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Na manhã desta terça-feira (15), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou sua celebração ecumênica para apresentar as visões sobre a Páscoa do ponto de vista das religiões evangélica, messiânica, espírita e católica por representantes destas denominações religiosas, e para fazer a doação dos chocolates arrecadados na campanha Páscoa Solidária a instituições de caridade.

Por conta de compromissos institucionais, o presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, não pôde estar presente ao ato ecumênico, mas deu sua mensagem pascal por meio de vídeo, onde disse da sua alegria em participar desta iniciativa singular da instituição: “Mesmo distante fisicamente, estou com vocês em coração e alma, feliz por mais uma celebração à vida e à transformação para melhor de nós mesmos. Nesta celebração ecumênica, não queremos enaltecer nenhuma religião, mas, simplesmente, perceber o entendimento das multirreligiões professadas por nossos magistrados e servidores, congregando-nos em uníssono numa reflexão salutar e muito importante para todos nós”, declarou o presidente.

“Esta Administração é sabedora que muitos dentre nós realizamos reuniões de cunho religioso nas dependências do Tribunal e isto só protege e fortalece o TRT do Maranhão, pois as vibrações de amor que emanam dessas reuniões, certamente, alcançam a todos nós, promovendo consolo, paz, harmonia e uma maior motivação para o trabalho que aqui desenvolvemos”, declarou Luiz Cosmo para anunciar a criação de um espaço ecumênico no Tribunal, a ser entregue em breve a magistrados e servidores.

A celebração religiosa foi iniciada pelo padre Eduardo Carneiro, da Igreja da Sé, que fez sua abordagem sobre a Páscoa esclarecendo que a quaresma é um período de recolhimento e reflexão. “Celebrar a Páscoa é resgatar a memória de um fato histórico dos mais importantes para a humanidade: a vitória de Jesus sobre a morte”, lembrou o padre. 

Em seguida, o pastor Adailton Oliveira, da Igreja Batista Esperança e Vida, falou sobre o papel de Jesus como o Cordeiro de Deus, numa alusão ao costume antigo de se marcar as portas das casas com sangue de cordeiro para proteger os lares da morte, no período da Páscoa. “Jesus é o cordeiro que nos redime e nos devolve a vida”, completou o pastor.

A seguir, o ministro Odorico Paulo Vieira Garcez, da Igreja Messiânica, ministrou o Johrei por dois minutos e falou da transformação que a Páscoa proporciona a todo aquele que deseja se renovar. “Aproveitemos esta Páscoa para vencer nossas dificuldades e receber a luz divina que banha a todos neste lugar, renovando-nos a força de viver”, recomendou o ministro.

Ana Luísa Nazareno, da Federação Espírita do Maranhão, finalizou as apresentações de como as religiões veem a Páscoa. Ela chamou a atenção para que se faça Páscoa todos os dias no coração e no espírito de cada um, pois o Cristo continua vivo e devemos nos inspirar nele para renascermos sempre: “Quando Kardec perguntou aos Espíritos Superiores qual deveria ser o modelo a seguirmos, eles responderam indubitavelmente: Jesus! Então, meus irmãos, deixemos morrer o homem velho, que é só uma casca, e ajudemos o homem novo a renascer em cada um de nós”, finalizou Ana Luísa.

O secretário-geral da Presidência, Antonio Manoel Costa Silva, fez os agradecimentos, em nome da Administração do Tribunal, às pessoas que participaram da campanha Páscoa Solidária e contribuíram com as doações de chocolates: “Sucesso! Esta é a palavra que define a nossa campanha deste ano. E ela foi patrocinada, exclusivamente, por magistrados e servidores, que abraçaram a iniciativa de fazer uma criança sorrir”. 

Com o slogan “Faça uma criança sorrir! Doe chocolates!”, a campanha incentivou a doação de chocolates a crianças das instituições de caridade Casa Sonho de Criança e Casa de Apoio Criança Feliz, inicialmente. Mas a quantidade de chocolates doados superou todas as expectativas e a campanha pôde beneficiar também a Associação Antonio Brunno. Durante a celebração, as instituições receberam as doações simbólicas, respectivamente, das mãos do servidor Luiz Pires (secretário da Comissão TRT Ambiental), da advogada Maria Leônia e da servidora Marilda Amorim (chefe da Distribuição dos Feitos do Foro Astolfo Serra).

Ao final, foi exibido o vídeo “Nuca Estaremos Sozinhos”, simbolizando a presença de Jesus Cristo no nosso dia a dia. 

Toda a celebração foi planejada, levando em consideração as variadas vertentes religiosas professadas por magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do TRT-MA, como uma oportunidade de reflexão acerca do que significa a Páscoa nas diferentes formas de abordagem que possui.

Instituições beneficiadas na Páscoa Solidária

A campanha Páscoa Solidária do TRT-MA arrecadou: 184 ovos de Páscoa, 163 caixas de chocolate, quatro pacotes de mini-ovos, três sacos de bombons de chocolate e sete coelhinhos de chocolate, num total de 361 unidades doadas. Cada instituição beneficiada recebeu quarenta caixas de chocolates e quarenta ovos de Páscoa.

A Casa Sonho de Criança atende 450 crianças portadoras do vírus HIV. Destas, cerca de 35 vivem na Casa e as demais a utilizam como Casa de Passagem, vindas de outras localidades para realizar consultas e tratamentos em São Luís. Doações podem ser feitas contatando a instituição pelos telefones 3232-5886 e 8804-8776.

A Casa de Apoio Criança Feliz é uma instituição mantida pelo Hospital Aldenora Belo e atende 60 crianças do interior do Estado em tratamento de câncer que não têm como se manter em São Luís. O contato para doações pode ser feito pelo telefone 3089-3153.

A Associação Antonio Brunno acolhe e dá apoio a cerca de 12 crianças, além de jovens, adultos e idosos carentes, todos oriundos do interior do Estado, diagnosticados com algum tipo de câncer. Além disso, realiza visitas a enfermos nos hospitais de São Luís, oferecendo-lhes alegria. Para fazer doações, o contato pode ser feito pelos telefones 8826-8854, 8296-2329 e 8856-7471.

Com a superação da expectativa de arrecadação dos chocolates, ainda foram doadas quinze caixas de bombons à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar), e a organização da campanha Páscoa Solidária do TRT-MA definirá outra instituição de caridade infantil para receber as doações remanescentes.

 

Fotos: Francisco Souto.

 

3 visualizações