Peças teatrais e paródia sobre trabalhos infantil e escravo marcam culminância do TRT Na Escola na ECM

quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 - 11:25
Redator (a)
Wanda Cunha
Atividades do dia 03 de dezembro
Atividades do dia 04/12/

A Escola de Cegos do Maranhão (ECM) realizou, nos dias 03 e 04 deste mês, a culminância do Programa TRT Na Escola, implantado naquela instituição, em fevereiro deste ano. No dia 03, no turno matutino, os servidores Euvaldo Rego e Anícia Ewerton participaram das atividades. No dia 04/12, no turno vespertino, houve a participação dos juízes do trabalho Rafaella Messina de Oliveira e Vinícius Hespanhol Portella, acompanhados pela gestora do programa, servidora Anícia Ewerton.

No primeiro dia (03), houve a participação da diretora geral da escola, Maria Raimunda da Silva Rocha. A professora Teresa Lindoso, na abertura, agradeceu aos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) pela presença. Na oportunidade, a professora enfatizou a importância do desenvolvimento do Programa TRT Na Escola naquele estabelecimento de ensino para a formação dos alunos, observando que a atividade deu oportunidade aos alunos de discutirem sobre os direitos e deveres do trabalhador e de levantarem questões relacionadas ao trabalho infantil, ao trabalho análogo ao escravo e ao trabalho seguro.

Em seguida, houve a apresentação de dois grupos de alunos: o primeiro apresentou uma dramatização sobre o trabalho infantil doméstico; o segundo cantou a paródia do Lepo,Lepo, por meio da qual fez uma abordagem sobre o trabalho infantil. Terminadas as apresentações, o servidor Euvaldo Rego parabenizou os alunos e professores pelo acolhimento do Programa “TRT Na Escola” e solicitou aos alunos que repassassem as informações discutidas com professores e magistrados aos seus colegas, vizinhos e demais pessoas com as quais convivessem.

Marcaram presença, no primeiro dia da apresentação, as professoras Gesiane Garcia Correia, Socorro Pedra, Rosana Frazão, Teresa Lindoso, Silvana Paixão e Maria da Conceição Bezerra. 

Segundo dia na Escola de Cegos - No dia 04 de dezembro à tarde, os trabalhos foram coordenados pela  professora Regina Maria Pereira. Na oportunidade, os alunos apresentaram uma peça teatral, abordando a questão do trabalho análogo ao escravo. A sonoplastia, feita por meio do teclado, foi um dos pontos marcantes dessa apresentação. A mãe do aluno Daniel Felipe Damasceno, Marly Damasceno, parabenizou o TRT-MA pela iniciativa de  disseminar o TRT Na Escola junto às escolas, principalmente na Escola de Cegos. “Durante os três anos que meu filho estuda na Escola de Cegos, esta é a primeira vez que vejo uma instituição  fazer esse tipo de parceria”, disse Marly Damasceno, demonstrando a sua sensibilidade com o processo de inclusão de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. “Esse programa deve servir de exemplo para outras instituições”, completou. O aluno Daniel Damasceno, por sua vez, achou excelente essa forma de conscientizar os alunos acerca dos direitos e deveres do cidadão que trabalha. A professora Regina Maria Pereira também se emocionou ao final das apresentações. “O TRT da 16ª Região foi maravilhoso por permitir maior conscientização dos alunos. Excelente!!!”, comemorou a professora.

Ao final dos trabalhos, os magistrados Rafaella Messina de Oliveira e Vinicius Hespanhol Portela parabenizaram e agradeceram aos alunos e professores pela participação no Programa TRT na Escola, fazendo um convite a todos para multiplicarem esses conhecimentos junto as pessoas de seu convívio.  

TRT na Escola - Desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o programa tem, entre outros, o propósito de difundir conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, e a realização de debates sobre trabalho infantil e trabalho análogo ao de escravo. 

 

185 visualizações