Planejamento estratégico amplia valores institucionais do TRT-MA

terça-feira, 19 de Janeiro de 2010 - 10:49
Redator (a)
Edvânia Kátia

O novo mapa do planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão amplia de oito para 12 os valores institucionais do Tribunal. O objetivo é melhorar a prestação de serviços à sociedade. Também foram realinhadas a missão e visão institucionais. A partir de indicadores de desempenho, o mapa reúne projetos e metas que devem ser implementados até 2014. “Realizar justiça no âmbito trabalhista” é a missão, complementada pela visão institucional de “consolidar-se como instrumento efetivo de Justiça, paz social e de cidadania”. A proposta do TRT do Maranhão é consolidar-se como uma Justiça que atua conforme os preceitos constitucionais, promovendo a racionalização de procedimentos, a diminuição da taxa de congestionamento de processos e a redução dos prazos processuais internos, resultando na satisfação do crédito trabalhista e, ainda, valorizando os magistrados e servidores. Segundo a coordenadora executiva, juíza Liliana Bouéres, na elaboração do mapa estratégico do TRT-MA foi utilizada a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), sistema de gerenciamento criado, no início da década de 90, por Dave Norton e Robert Kaplan, professores da Universidade de Havard, que auxilia na mensuração do progresso das organizações rumo as suas metas, a partir da tradução da visão em objetivos, indicadores e projetos estratégicos. O planejamento estratégico do TRT-MA foi aprovado por meio da Resolução Administrativa nº 235/2009, publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão em 17/12/2009. O plano plurianual alinha os projetos e ações da Justiça do Trabalho do Maranhão às metas de nivelamento estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como parte das ações do planejamento estratégico do Poder Judiciário.

VALORES INSTITUCIONAIS

Acessibilidade - garantir aos usuários, internos e externos, o acesso a serviços e informações de maneira simplificada, com qualidade, rapidez e respeito aos direitos de cidadania;

Celeridade - atuar de modo ágil na prestação de serviços;

Comprometimento - agir com dedicação no cumprimento da missão institucional;

Credibilidade - manter a confiança da sociedade como Instituição eficiente na prestação jurisdicional;

Efetividade - assegurar o resultado dos serviços buscados pelos cidadãos-usuários;

Ética - agir norteado pela independência, imparcialidade, honestidade, impessoalidade e moralidade;

Inovação - empreender soluções criativas para a melhoria contínua da prestação de serviços;

Modernidade - promover a atualização constante das tecnologias de informação e comunicação;

Qualidade;

Responsabilidade Socioambiental - contribuir para o exercício da cidadania e preservação do meio ambiente;

Transparência - disponibilizar à sociedade os atos praticados pela instituição;

Valorização das pessoas - nortear ações com base no princípio da dignidade da pessoa humana, promovendo relações humanizadas e o reconhecimento decorrente do exercício profissional.

7 visualizações