Prática de Pilates melhora a qualidade de vida de magistrados e servidores do TRT-MA

quinta-feira, 3 de Abril de 2014 - 9:34
Redator (a)
Wanda Cunha

No dia 10 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) comemora dois meses de implantação do Pilates na instituição. O curso está sendo oferecido gratuitamente a magistrados e servidores. São 18 turmas com cinco alunos em cada uma. A iniciativa superou as expectativas, e as vagas, todas preenchidas, são poucas para atender à demanda. A solução foi fazer um rodízio de seis em seis meses, para que todos sejam contemplados com a atividade.  Quem já está participando das sessões, não quer sair; e quem ainda aguarda uma vaga, não vê a hora de participar.

“O objetivo do Pilates é incentivar magistrados e servidores à prática de atividades físicas”, diz  a chefa da Seção de Saúde, Rafaela David Brito, que também fiscaliza o contrato celebrado entre o Tribunal e a empresa CRTO – Consultoria, Comércio, Reabilitação e Treinamento Ocupacional, prestadora dos serviços de Pilates. Para Rafaela Brito, o objetivo já está sendo alcançado, já que servidores e magistrados, em sabendo que terão que dar a vez para os colegas daqui a seis meses, já estão se programando para fazer outra atividade física, no intervalo semestral em que ficarão sem o Pilates oferecido pela instituição.

Uma atividade de múltiplas vantagens, o Pilates melhora a autoestima, aproxima as pessoas e acaba influenciando no bom andamento das atividades do Tribunal. É a conclusão a que chegou a chefa da Seção de Saúde. “Os alunos têm me procurado para saber da continuidade do contrato, que é pelo tempo determinado de doze meses, a vencer em dezembro deste ano, sem  prorrogação. A ideia é que seja contratado um serviço continuado, após um ano, como foi o caso da ginástica laboral, com vigência de cinco anos”, explicou.

O Pilates já tem e-mail (pilates@trt16.jus.br) para o qual poderão ser enviadas sugestões que contribuam para o aperfeiçoamento dos serviços e   para o qual magistrados e servidores poderão enviar o comprovante de suas férias e licenças para justificar as eventuais faltas que possam ter. São permitidas apenas três faltas consecutivas e cinco alternadas.  Mas, segundo a fisioterapeuta Tatiana Luzia Santos Barbosa, da empresa CRTO, a frequência tem sido satisfatória, e os alunos têm comparecido com motivação. “Eles estão adequando os horários das aulas à sua rotina de vida. E isso é muito bom,” disse Tatiana Barbosa.

A pontualidade dos alunos foi outro traço marcante, o que, segundo a profissional da CRTO, contribui para a produtividade das sessões. O Pilates é um fato novo no Tribunal,  e não visa apenas à reabilitação e ao treinamento físico, mas também é um meio de diversão, entretenimento e relaxamento, tornando o processo mais eficaz”, observou.A fisioterapeuta também destacou a interação entre os colegas de trabalho que desenvolvem atividades em diferentes unidades. “Eles passam a conviver no espaço de Pilates, estreitando os laços de amizade que, antes, não tinham”, justifica.  Os alunos – segundo ela – demonstram prazer em fazer a sessão e já estão pensando na renovação das inscrições.

Tatiana Barbosa explicou  que, nas primeiras aulas, procedeu às avaliações, para diagnosticar as necessidades de cada um, no sentido de que pudesse estabelecer um plano individual de trabalho com o método do Pilates. “Ao final de 24 sessões, todos os alunos serão reavaliados para saber das melhorias que o método concedeu a cada um dos participantes.

“Uma boa iniciativa do Tribunal, o Pilates tem melhorado a qualidade de vida de magistrados e servidores. A gente acaba interagindo com os colegas também”, acrescentou Sérgio Almeida, da Coordenadoria de Distribuição e Cadastramento Processual.

“É uma atividade importante para a manutenção da saúde física e mental. É relaxante!...”, observou Antônio José Furtado Pinheiro, do Gabinete do Desembargador Américo Bedê Freire.

"O Pilates melhorou minha autoestima e a disposição para o trabalho. Saio da aula muito bem disposta para voltar às minhas tarefas”, Avaliou Socorro de Maria Costa Bezerra, da Secretaria de Administração.

"Tenho pouca coordenação motora no lado esquerdo do corpo, mas a prática do Pilates tem melhorado minha flexibilidade, diminuindo a dificuldade que eu tinha de me alongar”,  concluiu Paulo dos Santos Magalhães, da Coordenadoria de Distribuição e Cadastramento Processual.

A sala de Pilates funciona na sobreloja, no prédio-sede do TRT, na Areinha, ao lado da Seção de Saúde. Rosenilde Oliveira, terceirizada da Global Serviços, é a recepcionista da unidade.

Pilates - Método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates. Mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo. Saiba mais aqui.

 

20 visualizações