Presidenta do TRT destaca avanços conquistados na área da Tecnologia da Informação pelo Tribunal

quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - 11:04

A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, afirma que a Justiça do Trabalho do Maranhão, nos seus 30 anos, segue firme rumo à modernização na área da tecnologia da informação, tanto no campo judicial quanto no administrativo. 
Ela destacou que, com relação ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), o TRT vem investindo na melhoria das instalações físicas e segurança dos dados. Com relação ao processo administrativo, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação já está trabalhando para que, a partir de 2020, seja implantado o módulo nacional do Processo Administrativo Virtual (PROAD).
“O objetivo da Justiça do Trabalho é oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional com celeridade e efetividade. Trabalhamos para isso e, nos últimos anos, o grande avanço foi na área da tecnologia da informação, com o PJe”, disse. 
Ela cita como exemplo as ferramentas disponibilizadas, como é o caso da funcionalidade de “conciliar” no aplicativo JTe. Com ela, o usuário pode pesquisar pautas de audiências e sessões, receber notificações e visualizar detalhes dos processos. O aplicativo também permite ao público acompanhar a movimentação de processos, acessar os históricos dessa movimentação, ver sentenças, entre outras comodidades.
No momento, as atenções estão voltadas para o datacenter que será inaugurado em junho. No mês passado, foi realizada uma série de treinamentos com os servidores que irão operacionalizá-lo. A nova estrutura tecnológica vai garantir mais segurança e alta disponibilidade aos serviços e sistemas de informação disponibilizados aos usuários e jurisdicionados.  
Com relação ao PROAD, o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações, Cláudio Henrique Carneiro Sampaio, explica que hoje, no TRT do Maranhão, os processos administrativos já são todos eletrônicos. “Existe, no entanto, um projeto para a implantação de um novo sistema mais moderno, que foi disponibilizado a todos os Tribunais do Trabalho através de um acordo entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região”.
Redação: Neriane Batista (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Edvânia Kátia

 

26 visualizações