Presidenta do TRT-MA destaca aumento de processos baixados nos primeiros 13 dias da gincana Judicial 

segunda-feira, 19 de Novembro de 2018 - 17:35
Redator (a)
Suely Cavalcante

As Varas do Trabalho de São Luís e do interior do Estado baixaram, no mês de outubro deste ano, 10.120 processos, em relatórios da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. Desse total, 7.454 processos foram baixados nos primeiros 13 dias de gincana judicial, entre 19 e 31 de outubro deste ano. O resultado foi comemorado pela presidenta (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. “Um resultado extraordinário”, disse. 
A presidenta ressaltou que a média mensal de baixa processual no 1º grau é de 4.000, sendo que em outubro baixou 10.120 processos, “alavancando em 559% a produtividade em apenas 13 dias”. A desembargadora explicou que a primeira instância promove a baixa de 1.333 processos a cada dez dias e, no curso de 13 dias de gincana, baixou 7.454 processos.
Na segunda instância, também houve aumento de processos baixados. O 2º grau cuja média mensal de baixa equivale a 881 processos, atingiu a alta de 379% na produtividade nos 13 dias de gincana, com a baixa de 1.116 processos nesse período, totalizando 1.604 processos baixados no mês de outubro.
Para a presidenta, os resultados positivos alcançados em tão pouco tempo são fruto do trabalho extra e empenho de magistrados e servidores das varas trabalhistas, e de desembargadores e servidores da área judicial da segunda instância, tais como, servidores da Secretaria de Coordenação Judiciária, cuja coordenadora é a servidora Safira Serra Sousa Martins; Núcleo de Recurso de Revista, cuja chefe é a servidora Fernanda Mesquita; e Coordenadoria de Recursos, Jurisprudência e Acórdão, sob a coordenação do servidor João Nonato dos Santos Dias Filho, que estão se dedicando, com afinco, diariamente, e realizando um “trabalho fantástico", enfatizou. 
Ela também destacou a o apoio dado aos participantes pela CGEEP, que tem como coordenador o servidor Marcos Antônio de Souza Silva, em relação à prestação de informações e orientações para o atingimento das metas.
“Não obstante a alta produtividade em face da gincana, os juízes continuam praticando todos os outros atos afetos ao seu mister. Embora haja uma redução da celeridade na prática de outros atos, em função da dedicação às baixas processuais priorizadas na gincana, isso é perfeitamente compreensível, pois a meta está praticamente cumprida antes do prazo final estabelecido para a gincana judicial, já com resultados alcançados acima da expectativa inicial”, ressaltou a presidenta. 
“Quero registrar o meu reconhecimento à dedicação extra e ao empenho hercúleo dos juízes e servidores para baixar esses processos. São abnegados trabalhadores que não têm medido esforços para a prestação jurisdicional do nosso Tribunal e merecem todo o nosso apoio!", elogiou.
Novembro - ainda, conforme a CGEEP, neste mês, de 1º a 18, as varas trabalhistas já baixaram mais 6.568 processos. Em 31 dias de gincana (de 19 de outubro até 18 de novembro) foram baixados um total de 14.022 processos. Na segunda instância, entre os dias 1° e 18/11, foram baixados mais 735 processos. No período de 19/10 a 18/11, os processos baixados na segunda instância totalizaram 1.851.  
Gincana judicial - a presidenta Solange lançou a gincana durante o I Encontro Regional de Gestores da Área Judicial da 16ª Região, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, com o propósito de incentivar as unidades judiciais da Justiça do Trabalho no Estado a elevarem a meta de processos baixados nas fases de conhecimento e de execução no 1º e no 2º graus, com previsão de baixa de mais de 23 mil processos, dos quais 18.635 no 1º grau, e 4.477, no 2º grau. Os planos de trabalhos estão sendo acompanhados pela CGEEP.

 

6 visualizações