Presidenta do TRT-MA faz lançamento da II Gincana Judicial

sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 - 9:12
Coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Marcos Antonio, recebe os cumprimentos da presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Castro Cordeiro.
Presidenta Solange e gestores judiciais comemoram os excelentes resultados do Regional no IPC-Jus.

Foram divulgados ainda os resultados alcançados durante a I Gincana Judicial realizada no ano passado.


Foi dado início, durante a programação do II Encontro de Gestores da Área Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), à II Gincana Judicial da Justiça do Trabalho (JT). O lançamento foi realizado na manhã da última terça-feira (17), pela presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, da Escola Judicial. Nesta edição, a Gincana visa, até o dia 13 de dezembro, a elevar os índices de conciliação e a alcançar o número de 85 mil processos baixados. 
Antes do lançamento, o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do Tribunal, Marcos Antonio de Souza Silva, e o secretário-geral da Presidência, Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto, destacaram os resultados da primeira Gincana realizada pelo Tribunal em 2018, o Relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros índices de produtividade e eficiência da JT do Maranhão, além das metas nacionais apurados pelo CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).  
No ano passado, o objetivo da Gincana Judicial, idealizada pela desembargadora presidenta, foi incentivar as unidades judiciais do TRT-MA a elevarem a meta de processos baixados nas fases de conhecimento e de execução no 1º e no 2º graus. De acordo com os dados divulgados pelo Relatório Justiça em Números 2019 do CNJ, no ano de 2018, o Regional maranhense apresentou o segundo maior índice de produtividade dos servidores no 1º grau dentre todos os TRTs do Brasil, com 243 processos baixados por servidor. Já no 2º grau, o Tribunal foi o 6º melhor, com 135 processos baixados por servidor. 
Em relação à produtividade dos servidores por fase processual, o TRT-MA apresentou o segundo maior índice com 187 processos baixados por cada servidor na fase de conhecimento e o terceiro maior índice com 53 processos baixados por servidor na fase de execução. 
Ainda segundo o Relatório do CNJ, os juízes das Varas Trabalhistas de todo o Estado totalizaram 1.627 processo baixados por magistrado, o segundo melhor índice da Justiça do Trabalho. No 2º Grau, foram baixados 1.415 processos por desembargador.
Para a presidenta Solange, mesmo com os desafios encarados ao assumir a administração do TRT-MA, a confiança e o desempenho dos servidores e magistrados foram fundamentais para esses resultados. "Com a força da união, da consciência do nosso dever, da nossa utilidade social, do comprometimento e do empenho, nós conseguimos encarar e resolver esses desafios. Eu confio em todos os senhores!", destacou, dirigindo-se aos gestores judiciais. 
IPC-Jus  
Medido pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2012, o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus) mensura a eficiência dos tribunais com base no quantitativo de processos baixados em relação aos recursos disponíveis para cada tribunal. No relatório divulgado, o TRT-MA alcançou o índice de eficiência de 97%, o 3º maior da Justiça do Trabalho e o maior em evolução de todo o Poder Judiciário quando comparados os anos de 2017 e 2018. O TRT-MA foi o único Tribunal do País que conseguiu elevar o IPC-Jus em 20%.
O coordenador da CGEEP informou ainda que, com os resultados, o TRT-MA conseguiu mais 90 pontos para o Prêmio CNJ de Qualidade, maior valor para este quesito, por ter ficado entre os melhores regionais em eficiência. "Isso reflete o empenho na realização da I Gincana Judicial. É fruto do trabalho de todas as Varas, dos Gabinetes e áreas do apoio judicial de 2ª Instância (Recurso de Revista, Secretaria de Coordenação Judiciária, Secretaria do Pleno, Coordenadoria de Recursos e Jurisprudência, e Protocolo), que conseguiram alcançar a meta lançada pela Gincana", parabenizou. 
Metas CNJ e CSJT 
No primeiro semestre de 2019, a Justiça do Trabalho no Maranhão já vem apresentando bons percentuais de cumprimento em relação às metas nacionais instituídas pelos órgãos judiciais.
O TRT-MA, até agora, é o melhor Tribunal no índice de cumprimento da Meta 1 do CNJ, com o percentual de 137,6% de cumprimento. A meta visa a julgar mais processos do que os distribuídos no ano corrente. Já no índice de processos antigos julgados, a Meta 2, o Tribunal apresentou 93,18% de cumprimento, tendo cumprido a Meta já no 1º semestre de 2019. O percentual estabelecido foi de 92%. Já foi cumprida também a meta de ações coletivas do 2º Grau.
Além dessas, o TRT-MA se destaca também nas metas específicas da Justiça do Trabalho. Um dos exemplos é o Tempo Médio de Duração do Processo no 2º Grau-TMDP2. O Tribunal possui a média de 208 dias, sendo que a meta é de manter esse tempo abaixo de 222.  Também obteve excelente resultado no Índice de Execução do Orçamento disponibilizado. Ao todo, o TRT-MA cumpriu sete Metas  de um total de dez, considerando o período de janeiro a julho de 2019.
II Encontro de Gestores Judiciais 
O evento foi realizado nos turnos matutino e vespertino do dia 17/9, e no matutino do dia 18/9. Na ocasião, além da apresentação dos resultados, feita pelo coordenador da CGEEP, Marcos Antonio Silva, e do lançamento oficial da II Gincana Judicial, feito pela presidenta do Tribunal, desembargadora Solange Castro Cordeiro, foram abordados os temas: “Novidades do Sistema PJe”, pelo chefe substituto do Apoio ao PJe, Gutemberg Pereira Vidal; e “Boas Práticas em Baixas Processuais nas Fases de Conhecimento e Execução - Redução do Tempo Médio de Duração do Processo”, pelo diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Pedreiras, Luiz Pereira Sales. 
Em continuidade à programação, os gestores participaram de um bate-papo com Gustavo Duarte, médico do Setor de Saúde, sobre exames periódicos, vacinas e outros assuntos relacionados ao bem-estar; com Jéssica Silva, servidora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, sobre férias; com Fernanda Muniz, diretora-geral substituta, e Daniel Guimarães, secretário de Orçamento e Finanças, sobre execução do orçamento e contratos vigentes; e com Luciana Gehlen, coordenadora de Material e Logística, sobre inventário e o Sistema de Controle de Material e Patrimônio (SCMP).
No encerramento do Encontro, a presidenta do Tribunal manifestou seu apoio a todos na II Gincana Judicial, destacando os dois objetivos principais da iniciativa: aumentar o índice de baixa dos processos e a conciliação. Na ocasião, a desembargadora Solange presenteou os gestores com uma caixa de suco de uva, em confiança às conclusões da juíza Aline Tomás, da 2ª Vara de Família e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Anápolis-Goiás. Um estudo realizado pela magistrada goiana revelou que a ingestão de suco de uva durante as audiências de conciliação das Varas de Família resultou em 30% a mais nos acordos do que nas que foi oferecida somente água. Clique aqui e saiba mais sobre esse estudo.

Clique AQUI para acessar a galeria de fotos do Encontro.

Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo).
Responsável: Rosemary Araujo.
Com colaboração da CGEEP.

 

38 visualizações