Presidenta do TRT-MA inaugura novas instalações do Setor de Marcenaria e Espaços de Convivência para os Terceirizados  

quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018 - 15:02
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidenta Solange e o servidor Avani descerram a placa comemorativa do Setor de Marcenaria
Presidenta Solange e Sérgio Pinho fazem o descerramento da placa referente aos Espaços de Convivência

A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, inaugurou, na manhã desta terça-feira (19/12), as novas instalações do Setor de Marcenaria, localizado no anexo C do prédio-sede do TRT, e de Espaços de Convivências, distribuídos no anexo B do Tribunal, para os trabalhadores terceirizados que prestam serviços no prédio-sede do Tribunal. No Setor de Marcenaria, a presidenta descerrou a placa comemorativa com o chefe da unidade, servidor Avani Tonello. Na inauguração dos Espaços de Convivência, o coordenador de Serviços Gerais, servidor Sérgio Raimundo Brito Pinho, foi convidado para descerrar a placa com a presidenta Solange.
Segundo a presidenta Solange, a entrega das instalações do Setor de Marcenaria e das Áreas de Convivência dos Terceirizados faz parte do conjunto de ações que objetivam valorizar os servidores, colaboradores, e proporcionar bem-estar e qualidade de vida em seu ambiente de trabalho, além de assegurar a infraestrutura física da instituição, a fim de torná-la mais condizente com suas necessidades e dignidade.
Conforme a presidenta, o Setor de Marcenaria, vinculado à Coordenadoria de Serviços Gerais, é composto pelo servidor Avani Tonello, técnico judiciário, especialidade Artífice de Marcenaria/Carpintaria, atualmente afastado para tratamento de saúde; e pelo terceirizado Edmilson Baima Alves Filho, que auxilia no serviço de manutenção predial. 
Para a desembargadora, o Setor de Marcenaria, reconhecido na figura do servidor Avani Tonello, tem contribuído para tornar o ambiente de trabalho das unidades do TRT-MA mais confortável, mais bonito e funcional. “São 28 anos de dedicação desse valoroso servidor na manutenção e fabricação de móveis e utensílios de madeira, que além de tornar nosso ambiente de trabalho mais belo e confortável, ainda contribui com a economia significativa dos gastos públicos”. Com as novas instalações, os servidores passam a contar com um ambiente de trabalho mais salubre, “condizente com o valor dos profissionais que cuidam de nosso acervo mobiliário”, enfatizou.
“Da mesma forma, em relação a nossos colaboradores/terceirizados, que necessitavam de um ambiente de trabalho apto a promover-lhes a dignidade em seu descanso intrajornada, como forma de amenizar a fadiga com o trabalho pesado, cuja importância é imprescindível para o bom andamento das atividades desempenhadas por magistrados, servidores e estagiários deste Tribunal”, afirmou.
A presidenta também destacou e agradeceu a colaboração do servidor aposentado Manoel Messias Pereira da Silva, técnico judiciário, especialidade Artífice de Marcenaria/Carpintaria, pelos 24 anos de dedicação ao Tribunal, nos trabalhos na Marcenaria. Ela agradeceu, ainda, a todos que contribuem para a realização dos compromissos institucionais, em especial, aos servidores, na pessoa o diretor-geral, Celson de Jesus Moreira Costa; da secretária de Administração, Sílvia Maria Pontes de Castro; do secretário-geral da Presidência, Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto; e do secretário de Orçamento e Finanças, Daniel Leite Guimarães.
Para o coordenador de Serviços Gerais do TRT, Sérgio Pinho, a entrega dos espaços reservados aos terceirizados, “hoje justamente chamados de colaboradores, dá mais dignidade aos seus usuários, mais dignidade em seu descanso intrajornada”. Ele agradeceu à administração do Tribunal, em especial, à presidenta Solange, pelo reconhecimento de que as tarefas desenvolvidas diariamente pelos terceirizados “devem ser intercaladas não só por um descanso para recarregar suas forças, mas por um descanso em um lugar que realmente atenda a essa finalidade e que atinja seu desiderato, que é dar ao colaborador condições mínimas de enfrentar a próxima etapa da jornada”, ressaltou.
Ele disse que a desembargadora não jogou palavras ao vento quando elegeu, em dezembro de 2017, durante seu discurso de posse no cargo de  presidenta do TRT, dentre os objetivos básicos de sua administração, assegurar a infraestrutura do Tribunal mais condizente e adequada às necessidades dos públicos interno e externo; implementar mais ações de valorização dos servidores, a partir da promoção de uma melhor qualidade de vida, com atenção especial a sua saúde, estimulando o esporte e a solidariedade social. Sérgio citou ações já realizadas, entre elas, comemoração pelo Dia do Servidor, ações do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Sérgio registrou seu reconhecimento e gratidão ao servidor Luiz Pires, por seu trabalho árduo de conferência, separação e destinação de mobiliários velhos, inservíveis, que antes ocupavam as salas destinadas aos terceirizados.
Ele também falou da felicidade relatada pelos terceirizados ao ouvirem da presidenta Solange que teriam espaços dignos para o descanso intrajornada. Por isso, solicitou a alguns colaboradores que manifestassem suas opiniões sobre a entrega das áreas de convivência. Sérgio as reuniu em um porta-joias, que foi entregue à presidenta Solange pela colaboradora Marilda de Jesus Mendes.
“Feliz, agradecido e se sentindo também reconhecido está o nosso colega Avani Tonello, que sempre sonhou com a Marcenaria ampliada, para que pudesse trabalhar em um local mais arejado, mais amplo e digno”, destacou Sérgio. 
Na oportunidade, Sérgio também agradeceu ao diretor-geral, Celson Costa, e à secretária de Administração, que indicaram seu nome, para após apreciação da presidenta Solange, compor a gestão do biênio 2018-2019.
Por fim, agradeceu a todos que integram “a família “Serviços Gerais”. Agradeço a dedicação e contumácia dos servidores da Seção de Engenharia e dos funcionários da Versal que foram instrumentos para a realização deste projeto. Agradeço, enfim, Excelentíssima Senhora Presidenta, por permitir que eu fizesse parte do seu sonho de construir”.


 

51 visualizações