Presidenta do TRT-MA participa da mesa de abertura do Encontro do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da JT
A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, participou, na manhã desta quinta-feira (3/10), da mesa de abertura do Encontro do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA), que está sendo realizado em Manaus-AM, de 3 a 4/10. Incentivadora da gestão documental e da memória, a desembargadora, que também é presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD), inaugura, no próximo dia 16, as novas instalações do Arquivo Geral do TRT-MA.
No início do evento, a presidenta contou que deu abertura ao procedimento licitatório para o fornecimento de serviços de triagem, higienização, digitalização, organização e eliminação de processos judiciais das Varas do Trabalho no Estado, a fim de garantir a preservação documental do Tribunal. Além disso, a presidenta já deu prosseguimento ao cronograma de avaliação dos processos findos nas VTs de Imperatriz.
Para a desembargadora, ações como essas são de responsabilidade dos gestores no compromisso de preservar a história dos órgãos públicos. "Acredito que, sem memória, não é possível compreender o futuro e que é dever dos gestores públicos assegurarem os meios necessários para a preservação dos documentos. No TRT do Maranhão, assumimos este compromisso e estamos convictos de que estamos no caminho certo", afirmou durante a solenidade.
Edvânia Kátia, servidora chefe do Centro de Memória e Cultura do TRT-MA, ressalta que muitos são os avanços conquistados com o apoio da Presidência do Tribunal: "Temos recebido o incentivo necessário e, com apoio da Presidência, será possível dar continuidade ao resgate dos processos históricos do nosso Regional".
Sobre a contratação de empresa terceirizada, o chefe do Arquivo Geral, José Antonio Abreu Gomes, afirma que, aproximadamente, 150 mil processos passarão pelos serviços de triagem, higienização, digitalização e organização. "Serão tratados, aproximadamente, 150 mil processos, que estão distribuídos em 20 mil caixas. Haverá também a eliminação dos processos sem nenhum valor de guarda permanente", explicou. O servidor explicou ainda que, em 2019, a prioridade para avaliação são os processos findos das Varas de Imperatriz e das 2ª e 5ª Varas Trabalhistas de São Luis.
Encontro da Memória
O Encontro do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho está promovido, nos dias 3 e 4, na capital do Estado do Amazonas, Manaus. Da programação, constam palestras, mesas redondas e visitas guiadas, dentre outras atividades.
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo).
Jornalista Responsável: Edvânia Kátia.