Presidente do Coleprecor participa de reuniões no Congresso Nacional
O desembargador James Magno Araújo Farias, presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil (Coleprecor) e do TRT16-MA, participou, nesta quarta-feira (13/9), no Congresso Nacional, em Brasília-DF, de reuniões com os parlamentares e com os dirigentes de associações de classe do cenário jurídico nacional. As reuniões aconteceram com o intuito de fortalecer o diálogo institucional entre os Poderes Legislativo e Judiciário.
A programação de reuniões foi iniciada com um café da manhã com a bancada paulista de Deputados, na Câmara Federal. Na ocasião, o presidente James Magno destacou que, embora as restrições orçamentárias atuais, a Justiça do Trabalho tem tido avanços, principalmente no aspecto tecnológico, com o desenvolvimento de vários sistemas pelo trabalho conjunto dos próprios servidores e magistrados. “A Justiça do Trabalho é a mais avançada em termos de informatização dos processos. Talvez seja a Justiça mais avançada do mundo em termos de qualidade de tecnologia da informação. Nosso processo judicial eletrônico está entre os melhores e mais bem desenvolvidos do mundo, inclusive com recursos próprios, sem necessidade de contratações milionárias, e hoje é um exemplo que tem que ser mantido. Então, nossa preocupação neste primeiro momento é dizer que a magistratura é um braço de realização plural e cidadania, um espaço social para todos nós. E contamos com o Senado, contamos com a Câmara dos Deputados para que nós possamos levar adiante essa relação que sempre foi muito harmoniosa”. E finalizou falando da preocupação dos magistrados com o momento atual, que ainda é de turbulências, e com o orçamento para 2018.
Em seguida, a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) conduziu os desembargadores e juízes presidentes das associações nacionais e regionais à Sala de Audiências do Senado para encontro com o presidente da Casa, senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE). “Nós temos que dialogar com todos os Poderes. Estamos aqui abertos para fazer o debate dos projetos que eles têm interesse e estão em andamento”, afirmou Eunício aos representantes da magistratura brasileira.
Guilherme Feliciano, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), considerou o encontro positivo. “O presidente Eunício foi muito receptivo. Nós faremos outras visitas com as bancadas e os presidentes dos tribunais de outros estados. O maior propósito é aproximar o diálogo entre o Parlamento e a magistratura”, garantiu.
Também participaram das reuniões no Congresso Nacional os presidentes do TRT2-SP, Wilson Fernandes; do TRT15-Campinas, Fernando da Silva Borges; da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra 2), Fábio Ribeiro da Rocha; da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra 15), Marcelo Bueno Pallone; da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Jayme de Oliveira; da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Carvalho Veloso; da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp), Bruno César Lorencini; da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (Amajme), Getúlio Corrêa; e da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Oscild de Lima Junior.
Texto: Rosemary Araujo (ASCOM TRT16-MA).
Foto: Agência Senado.
Com informações da Assessoria Parlamentar do Coleprecor e da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado.
Fonte: Coleprecor.