Presidente do Conematra abre encontro na Escola Judicial do TRT-MA

segunda-feira, 12 de Novembro de 2012 - 18:54
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidente da Amatra XVI, juiz Carlos Gustavo Castro, presidente do Conematra, e desembargadores James Magno e Alcebíades Dantas
Desembargador James Magno dá as boas-vindas aos conematristas

A formação profissional qualificada de magistrados foi um dos temas abordados pelo juiz Carlos Alberto Zogbi Lontra, presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), durante a abertura do 35º Encontro do Conematra, na tarde desta segunda-feira (12), no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). O conselho reúne os dirigentes das Escolas Judiciais dos Tribunais do Trabalho em todo o país.

Durante o encontro, serão debatidos também o Plano Anual de Capacitação e a Remuneração de Docentes, proposta de Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o processo de vitaliciamento de juízes, a ordenação de despesas para a direção das Escolas Judiciais, conforme estabelece a Resolução 159 do (CNJ), entre outros temas.

O juiz Carlos Alberto Lontra destacou a realização da palestra “Orçamento e Gestão financeiro-orçamentária das Escolas à luz do quanto disposto pelo CNJ”, que é o tema central do evento, haja vista a Resolução do CNJ.

De forma poética, o desembargador James Magno Araújo Farias, diretor da Escola Judicial do TRT-MA, deu as boas-vindas aos magistrados e assessores, afirmando que o evento ocorre no ano em que São Luís completa 400 anos de fundação, uma cidade que, segundo o desembargador, “deve ser descoberta aos poucos”.  O desembargador agradeceu a todos que colaboraram para a realização do evento e parabenizou o juiz Carlos Alberto Zogbi Lontra “sempre preocupado com a qualificação do corpo de magistrados e servidores do judiciário trabalhista”, frisou.

O desembargador Alcebíades Tavares Dantas, decano do TRT-MA, representando a presidente do tribunal, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, parabenizou os organizadores e participantes do evento. Ele disse que uma nação não pode ser construída sem o aperfeiçoamento de seus quadros e que a magistratura tem que ser uma magistratura de escol e os servidores têm que ser um quadro de elite.

Após a abertura do evento, o palestrante, professor, advogado e mestre em Direito Público, Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, proferiu a palestra sobre a atuação das Escolas Judiciais na ordenação das despesas, limites e responsabilidades dessa função. O encontro prossegue na manhã desta terça-feira (13).

Clique aqui para mais informações sobre o encontro.

Fotos: Romeu Ribeiro

8 visualizações