Presidente do TRT-16 é homenageada durante a 31ª edição do Troféu Dom Quixote e Sancho Pança
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, foi homenageada com a outorga da Medalha Justiça e Cidadania 25 anos, durante a solenidade da 31ª edição do Troféu Dom Quixote e Sancho Pança, que ocorreu nessa terça-feira (22/10), no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, em Brasília-DF.
O Troféu Dom Quixote é uma das mais importantes honrarias nacionais conferidas aos segmentos jurídicos, em especial do Poder Judiciário. O evento homenageia personalidades e instituições que se destacam por contribuir na defesa e no fortalecimento da justiça, dos direitos humanos, da cidadania e da democracia.
O nome da presidente Márcia Andrea Farias da Silva foi legitimado, por unanimidade, em reunião da Confraria Dom Quixote, que em reconhecimento, decidiu outorgar para ela a Medalha Justiça e Cidadania 25 Anos.
A presidente do TRT-16 expressa sentimento de gratidão pela homenagem recebida, “agradeço penhoradamente à prestigiosa Revista Justiça e Cidadania e a Confraria Dom Quixote, institutos tão respeitados pela comunidade jurídica brasileira e internacional, em laurear-me com uma das mais importantes insígnias existentes na comunidade jurídica brasileira”, concluiu.
Idealizada pela Revista Justiça & Cidadania e com o apoio da Confraria Dom Quixote, a premiação faz homenagens as personalidades que se destacaram na vida pública e na vida privada, na aplicação dos mesmos princípios praticados pelo famoso Cavaleiro de La Mancha e por seu fiel escudeiro, deixando exemplos de coragem, dignidade, ética, amor, renúncia, desprendimento, determinação e fidelidade.
Neste ano de 2024, a Revista Justiça e Cidadania celebra 25 anos de circulação ininterrupta, desde que foi criada pelo jornalista Orpheu Salles.
A desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva possui mais de 20 anos de magistratura trabalhista, estando no seu segundo mandato como presidente do TRT-16, e atualmente ocupa, também pela segunda vez, o cargo de Conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), também foi diretora da Escola Judicial do TRT-MA por duas vezes, e ainda, foi Conselheira da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - ENAMAT.