Presidente do TRT-16 participa da abertura do 1º FestLabs Nordeste
Inovação e tecnologia são os temas principais do evento.
Teve início nesta quinta-feira (24/4), em São Luís (MA), o 1º FestLabs Nordeste, encontro regional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cooperação com o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1/MA), com apoio da Rede de Inovação pelo Maranhão (RIMA).
A solenidade de abertura do FestLabs Nordeste 2025 contou com a presença da presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva; da conselheira do CNJ, juíza Daniela Madeira; do presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; do presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten; da diretora da Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral; e do diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, juiz federal George Ribeiro da Silva.
Em sua fala, a presidente do TRT-16, desa. Márcia Andrea Farias, celebrou a realização do evento em solo maranhense e ressaltou o compromisso do Tribunal com a inovação e com a construção de uma Justiça mais eficiente e próxima da sociedade. “É com grande entusiasmo que recebemos em São Luís o I FestLabs Nordeste, uma realização conjunta de instituições comprometidas com a transformação do Judiciário em nossa região. É uma honra para o TRT-16 integrar este esforço e atuar como anfitrião ao lado de parceiros tão relevantes”, afirmou a presidente.
A magistrada aproveitou o momento para apresentar algumas das iniciativas nas áreas de inovação e tecnologia do Tribunal, como o ICia – Índice de Conciliabilidade por Inteligência Artificial, o Solária – plataforma de automação no PJe, e o Quit@Fácil TRT16 – sistema pioneiro que permite o pagamento de dívidas trabalhistas com cartão de crédito, de débito ou, ainda, por PIX.
Segundo a presidente, os avanços apresentados demonstram que a transformação digital é realidade no âmbito do TRT-16. “Essas ações concretizam nosso compromisso com a eficiência, a produtividade e a modernização da prestação jurisdicional. Mais do que ferramentas, elas representam nosso esforço contínuo para tornar a Justiça mais acessível e resolutiva”, ressaltou a desembargadora.
O presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, falou do espírito colaborativo do encontro. “Durante esses dois dias, todos nós vamos compartilhar experiências, boas práticas e soluções criativas para os desafios do Judiciário. Será um momento de troca, de aprendizado e construção conjunta de um Judiciário pós-moderno, acessível e eficiente”, afirmou o magistrado.
O evento contou ainda com a palestra magna “Inovação com propósito: resgatando os valores originais dos laboratórios”, ministrada pela conselheira do CNJ, juíza Daniela Madeira, e pela chefe do Laboratório de Inovação e ODS (LIODS) do CNJ, Elaine Cestari, que destacaram a importância da colaboração e do diálogo nos espaços de inovação do Judiciário. “Quando a gente fala de laboratório de inovação, não é só de inovação tecnológica. Hoje em dia, temos inteligência artificial, sim, mas hoje vamos falar de inovação com propósito, e ela se baseia nessa horizontalidade: é unir desembargadores, juízes e servidores. O importante é resgatar esses valores do laboratório de inovação, conversando como nós estamos, trocando ideias, permeando essa discussão e verificando o que cada tribunal está fazendo e o que cada um pode levar para o seu tribunal”, afirmou a conselheira.
A juíza federal Carolina Tauk e Renato Cribano falaram sobre a plataforma do PDPJ: conheça o ApoIA e o Sistema OXE. Em seguida, Fábio Ribeiro Porto (juiz de direito do TJRJ), José Faustino de Souza Ferreira (juiz de direito do TJPE) e Valter Shuenquener de Araújo (juiz auxiliar da Presidência do CNJ) apresentaram a plataforma Jus.Br, ferramenta desenvolvida pelo CNJ para apoiar ações inovadoras nos tribunais brasileiros.
O FestLabs segue nesta sexta-feira (25/4) com painéis, rodas de conversa e dinâmicas interativas voltadas para os desafios e oportunidades da inovação no Judiciário nordestino. Esta é a primeira edição regional do evento, que já teve quatro edições nacionais, e visa a fortalecer redes de colaboração entre laboratórios de inovação de todo o Brasil. O FestLabs Nacional ocorrerá no mês de setembro deste ano, em Belém (Pará).
Além da presidente do TRT-16, participam do evento alguns integrantes do Subcomitê de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal: o juiz Sergei Becker (auxiliar do Gabinete da Presidência) e os servidores George Adriano de Oliveira Costa, Silvia Maria Pontes de Castro e Aline Cristina Sales Lobato. Também acompanham a presidente durante o evento os servidores laboratoristas Marcos Antônio de Souza Silva, Leda Raquel de Sousa Araújo, Daniella Miranda de Andrade e Edvania Kátia Sousa Silva.