Presidente do TRT-16 participa da abertura do 1º FestLabs Nordeste

sexta-feira, 25 de Abril de 2025 - 10:38
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Cícero Brito
Presidente do TRT16, desa, Márcia Andrea Farias da Silva discurso na abertura do 1º FestLabs NE
Presidente acompanhada por servidores integrantes do sub-comitê de inovação e laboratoristas.

Inovação e tecnologia são os temas principais do evento.

Teve início nesta quinta-feira (24/4), em São Luís (MA), o 1º FestLabs Nordeste, encontro regional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cooperação com o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1/MA), com apoio da Rede de Inovação pelo Maranhão (RIMA).
A solenidade de abertura do FestLabs Nordeste 2025 contou com a presença da presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva; da conselheira do CNJ, juíza Daniela Madeira; do presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; do presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten; da diretora da Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral; e do diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, juiz federal George Ribeiro da Silva.
Em sua fala, a presidente do TRT-16, desa. Márcia Andrea Farias, celebrou a realização do evento em solo maranhense e ressaltou o compromisso do Tribunal com a inovação e com a construção de uma Justiça mais eficiente e próxima da sociedade. “É com grande entusiasmo que recebemos em São Luís o I FestLabs Nordeste, uma realização conjunta de instituições comprometidas com a transformação do Judiciário em nossa região. É uma honra para o TRT-16 integrar este esforço e atuar como anfitrião ao lado de parceiros tão relevantes”, afirmou a presidente.
A magistrada aproveitou o momento para apresentar algumas das iniciativas nas áreas de inovação e tecnologia do Tribunal, como o ICia – Índice de Conciliabilidade por Inteligência Artificial, o Solária – plataforma de automação no PJe, e o Quit@Fácil TRT16 – sistema pioneiro que permite o pagamento de dívidas trabalhistas com cartão de crédito, de débito ou, ainda, por PIX. 
Segundo a presidente, os avanços apresentados demonstram que a transformação digital é realidade no âmbito do TRT-16. “Essas ações concretizam nosso compromisso com a eficiência, a produtividade e a modernização da prestação jurisdicional. Mais do que ferramentas, elas representam nosso esforço contínuo para tornar a Justiça mais acessível e resolutiva”, ressaltou a desembargadora.
O presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, falou do espírito colaborativo do encontro. “Durante esses dois dias, todos nós vamos compartilhar experiências, boas práticas e soluções criativas para os desafios do Judiciário. Será um momento de troca, de aprendizado e construção conjunta de um Judiciário pós-moderno, acessível e eficiente”, afirmou o magistrado.
O evento contou ainda com a palestra magna “Inovação com propósito: resgatando os valores originais dos laboratórios”, ministrada pela conselheira do CNJ, juíza Daniela Madeira, e pela chefe do Laboratório de Inovação e ODS (LIODS) do CNJ, Elaine Cestari, que destacaram a importância da colaboração e do diálogo nos espaços de inovação do Judiciário. “Quando a gente fala de laboratório de inovação, não é só de inovação tecnológica. Hoje em dia, temos inteligência artificial, sim, mas hoje vamos falar de inovação com propósito, e ela se baseia nessa horizontalidade: é unir desembargadores, juízes e servidores. O importante é resgatar esses valores do laboratório de inovação, conversando como nós estamos, trocando ideias, permeando essa discussão e verificando o que cada tribunal está fazendo e o que cada um pode levar para o seu tribunal”, afirmou a conselheira.
A juíza federal Carolina Tauk e Renato Cribano falaram sobre a plataforma do PDPJ: conheça o ApoIA e o Sistema OXE. Em seguida, Fábio Ribeiro Porto (juiz de direito do TJRJ), José Faustino de Souza Ferreira (juiz de direito do TJPE) e Valter Shuenquener de Araújo (juiz auxiliar da Presidência do CNJ) apresentaram a plataforma Jus.Br, ferramenta desenvolvida pelo CNJ para apoiar ações inovadoras nos tribunais brasileiros. 
O FestLabs segue nesta sexta-feira (25/4) com painéis, rodas de conversa e dinâmicas interativas voltadas para os desafios e oportunidades da inovação no Judiciário nordestino. Esta é a primeira edição regional do evento, que já teve quatro edições nacionais, e visa a fortalecer redes de colaboração entre laboratórios de inovação de todo o Brasil. O FestLabs Nacional ocorrerá no mês de setembro deste ano, em Belém (Pará).
Além da presidente do TRT-16, participam do evento alguns integrantes do Subcomitê de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal: o juiz Sergei Becker (auxiliar do Gabinete da Presidência) e os servidores George Adriano de Oliveira Costa, Silvia Maria Pontes de Castro e Aline Cristina Sales Lobato. Também acompanham a presidente durante o evento os servidores laboratoristas Marcos Antônio de Souza Silva, Leda Raquel de Sousa Araújo, Daniella Miranda de Andrade e Edvania Kátia Sousa Silva.
 

76 visualizações