Presidente do TRT-16 participa do lançamento do selo comemorativo aos 40 anos da redemocratização do Brasil
A presidente do Tribunal Regional Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participou do lançamento do Selo e do Carimbo Comemorativos em homenagem aos 40 anos da redemocratização do Brasil. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (24/4), no Convento das Mercês, em São Luís (MA), sede da Fundação da Memória Republicana. A data foi escolhida também para celebrar os 95 anos de vida do ex-presidente José Sarney.
A iniciativa do lançamento do Selo Comemorativo foi do Ministério das Comunicações e dos Correios. Como símbolo de memória e instrumento de comunicação de amplo alcance, o Selo 40 Anos da Redemocratização reforça o papel da história como pilar da democracia e presta homenagem à luta de milhares de brasileiros e brasileiras por justiça, direitos e liberdade. O selo é composto pelas fotografias dos dois protagonistas do processo que pôs fim ao regime militar e marcou o início de uma nova era política no País: o ex-presidente Sarney e o presidente eleito à época, Tancredo Neves.
Compuseram o dispositivo de honra, durante a solenidade de lançamento do Selo Comemorativo, o ex-presidente da República do Brasil, José Sarney; o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão; a ministra interina das Comunicações, Sônia Faustino; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho; o ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, autor da proposta de criação do selo; o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rabelo; o superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Serra; e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale.
José Sarney fez a primeira obliteração do selo comemorativo. Emocionado durante a sua fala, o ex-presidente agradeceu a presença de todos e relembrou uma frase histórica: “Para matar saudades, brasileiros e brasileiras. Eu lembro de muitos anos aqui, pelos Correios do Brasil, na homenagem permanente que fazem à redemocratização deste País”, afirmou.
O ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que “esse selo postal que os Correios lançam hoje registra um momento decisivo na trajetória nacional e presta justa homenagem a dois nomes que marcaram o resgate da democracia no Brasil. Juntos, Tancredo Neves e José Sarney proporcionaram a volta da esperança ao coração do povo brasileiro após duas décadas de ditadura”.
Para o governador do Maranhão, Carlos Brandão, “fazer a redemocratização foi, de fato, um momento histórico, com muita habilidade, com muita paciência, com muito poder de articulação. O senhor (Sarney) conseguiu implantar a tão desejada democracia depois de 20 anos de ditadura. E também sancionou a Constituição de 88, onde foram resgatados inúmeros direitos à população”.
A presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, ressaltou a importância do selo comemorativo. “O lançamento deste selo é um gesto simbólico e materializa a memória coletiva de um período crucial, que culminou na promulgação da Constituição Cidadã de 1988, um documento basilar para a garantia dos direitos fundamentais e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”.
A presidente destaca, ainda, que “participar desta solenidade que celebra 40 anos da redemocratização do Brasil, um marco fundamental na nossa história e um testemunho do incansável trabalho de homens e mulheres pela conquista da liberdade e da justiça, é motivo de grande honra e alegria. A data ganha ainda mais significado com a celebração dos 95 anos do ex-presidente José Sarney, figura central nesse processo de transição e consolidação da democracia brasileira. Nossos mais sinceros parabéns!”, concluiu.
Também participaram da solenidade de lançamento do Selo e do Carimbo comemorativos diversas lideranças políticas do Maranhão e de outros Estados, ministros, além de representantes da sociedade civil, amigos e familiares do ex-presidente José Sarney.