Presidente do TRT-16 reúne magistrados para entrega de novas titularidades de Varas do Trabalho no Maranhão
Foi entre declamação de poesia de Cora Coralina e citação de Rui Barbosa que o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Carvalho Neto, assinou, na quarta-feira (1º de junho), portarias de remoção de magistradas e magistrados designando as novas titularidades de seis Varas do Trabalho no interior do Maranhão. A reunião foi realizada no Gabinete da Presidência, por volta das 14h.
“Trata-se de uma demonstração de apreço aos que fazem a primeira instância trabalhista”, disse o presidente do TRT-16, ao lembrar que as portarias já estavam publicadas no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT). No final da reunião, o presidente assinou as portarias e fez a entrega do documento para cada titular de Vara. A juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa lembrou que, pela primeira vez, teria uma foto de posse como magistrada ao comentar que o ingresso como magistrada substituta em 1994 não houve esse tipo de registro.
O desembargador Carvalho Neto ressaltou a importância da unidade para que o TRT-16 continue avançando, passando a ocupar cada vez mais espaços de reconhecimento social e ampliando a capacidade de atuação da Justiça do Trabalho nos municípios. A potencialidade de ajuizamento de novas ações trabalhistas vem sendo incentivado pelo Judiciário, segundo Carvalho Neto. Disse que as portas da Presidência estão abertas e que as demandas mais imediatas estão sendo administradas pelo juiz auxiliar da Presidência Saulo Fontes, considerado por ele como cogestor na sua administração.
O juiz Paulo Mont’Alverne, diretor do Fórum Astolfo Serra e titular da 7ª VT de São Luís, ressaltou a importância da manifestação de prestígio da Presidência do Tribunal aos colegas da magistratura.
A juíza Liliana Bouéres parabenizou o desembargador Carvalho Neto pela iniciativa, sinalizando que eventos dessa natureza eliminam a distância entre Tribunal e Varas, destacando, ainda, a disposição em assumir uma nova titularidade.
A juíza Érika Guimarães Gonçalves Dovera também reconheceu a importância do evento e colocou-se à disposição do Tribunal para colaborar com o fortalecimento da Justiça do Trabalho.
O juiz Maurílio Ricardo Néris agradeceu a homenagem ressaltando que esse tipo de abertura com a primeira instância favorece a aproximação. "É louvável a iniciativa", afirmou.
"É uma oportunidade ímpar para a aproximação, declarou o juiz Manoel Joaquim Neto. “A posse unificada tem um efeito simbólico muito forte”, acrescentou.
Encerrando a fala dos seus pares, a juíza Maria do Socorro disse que o momento era propício para uma reflexão sobre os caminhos percorridos a partir do ingresso magistratura trabalhista da 16ª Região. Recitando poesia de Cora Coralina, lembrou os desafios da magistratura que, por natureza, decide a vida do outro. Mas que o percurso solitário tem afetos e que, como disse a poeta, “é preciso fazer com amor”.
Remoções
As remoções em decorrência da vacância na titularidade da VT de Timon foram aprovadas, por unanimidade, pelas desembargadoras e desembargadores do Tribunal Pleno, em sessão realizada no dia 27/5, de acordo com a Resolução nº 89/2022.
Veja, a seguir, como ficam as titularidades das Varas Trabalhistas:
VT de Timon: juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa
VT de Barreirinhas: juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres
VT de Chapadinha: juiz Manoel Joaquim Neto
VT de São dos Patos: juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos
VT de Açailândia: juíza Erika Guimarães Gonçalves Dovera
VT de Presidente Dutra: juiz Maurílio Ricardo Néris
Atualizada às 15h03