Presidente do TRT-16 reúne magistrados para entrega de novas titularidades de Varas do Trabalho no Maranhão

sexta-feira, 3 de Junho de 2022 - 15:00
Redator (a)
Gisélia Castro
Presidente do TRT-16 acompanhado das magistradas e magistrados que assumiram novas Varas do Trabalho.
Ato de assinatura do desembargador Carvalho Neto nas portarias de remoção de titulares de Varas Trabalhistas.

Foi entre declamação de poesia de Cora Coralina e citação de Rui Barbosa que o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Carvalho Neto, assinou, na quarta-feira (1º de junho), portarias de remoção de magistradas e magistrados designando as novas titularidades de seis Varas do Trabalho no interior do Maranhão. A reunião foi realizada no Gabinete da Presidência, por volta das 14h. 
“Trata-se de uma demonstração de apreço aos que fazem a primeira instância trabalhista”, disse o presidente do TRT-16, ao lembrar que as portarias já estavam publicadas no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT). No final da reunião, o presidente assinou as portarias e fez a entrega do documento para cada titular de Vara. A juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa lembrou que, pela primeira vez, teria uma foto de posse como magistrada ao comentar que o ingresso como magistrada substituta em 1994 não houve esse tipo de registro.
O desembargador Carvalho Neto ressaltou a importância da unidade para que o TRT-16 continue avançando, passando a ocupar cada vez mais espaços de reconhecimento social e ampliando a capacidade de atuação da Justiça do Trabalho nos municípios. A potencialidade de ajuizamento de novas ações trabalhistas vem sendo incentivado pelo Judiciário, segundo Carvalho Neto. Disse que as portas da Presidência estão abertas e que as demandas mais imediatas estão sendo administradas pelo juiz auxiliar da Presidência Saulo Fontes, considerado por ele como cogestor na sua administração.
O juiz Paulo Mont’Alverne, diretor do Fórum Astolfo Serra e titular da 7ª VT de São Luís, ressaltou a importância da manifestação de prestígio da Presidência do Tribunal aos colegas da magistratura. 
A juíza Liliana Bouéres parabenizou o desembargador Carvalho Neto pela iniciativa, sinalizando que eventos dessa natureza eliminam a distância entre Tribunal e Varas, destacando, ainda, a disposição em assumir uma nova titularidade.
A juíza Érika Guimarães Gonçalves Dovera também reconheceu a importância do evento e colocou-se à disposição do Tribunal para colaborar com o fortalecimento da Justiça do Trabalho.
O juiz Maurílio Ricardo Néris agradeceu a homenagem ressaltando que esse tipo de abertura com a primeira instância favorece a aproximação. "É louvável a iniciativa", afirmou.
"É uma oportunidade ímpar para a aproximação, declarou o juiz Manoel Joaquim Neto. “A posse unificada tem um efeito simbólico muito forte”, acrescentou.
Encerrando a fala dos seus pares, a juíza Maria do Socorro disse que o momento era propício para uma reflexão sobre os caminhos percorridos a partir do ingresso magistratura trabalhista da 16ª Região. Recitando poesia de Cora Coralina, lembrou os desafios da magistratura que, por natureza, decide a vida do outro. Mas que o percurso solitário tem afetos e que, como disse a poeta, “é preciso fazer com amor”.


Remoções
As remoções em decorrência da vacância na titularidade da VT de Timon foram aprovadas, por unanimidade, pelas desembargadoras e desembargadores do Tribunal Pleno, em sessão realizada no dia 27/5, de acordo com a Resolução nº 89/2022. 


Veja, a seguir, como ficam as titularidades das Varas Trabalhistas:
VT de Timon: juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa
VT de Barreirinhas: juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres 
VT de Chapadinha: juiz Manoel Joaquim Neto
VT de São dos Patos: juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos
VT de Açailândia: juíza Erika Guimarães Gonçalves Dovera
VT de Presidente Dutra: juiz Maurílio Ricardo Néris

 

Atualizada às 15h03

568 visualizações