Presidente do TRT convida magistrados para participarem de conferência com presidente do TST
terça-feira, 9 de Dezembro de 2008 - 16:06
Redator (a)
Edvânia Kátia
Presidente parabeniza CSJT e TST pela iniciativa de implantação da Rede Corporativa de Longa Distância
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão convida todos os desembargadores e magistrados da primeira instância para a videoconferência que dará início ao projeto de ensino “Rompendo Distâncias”, que está sendo implantado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em todo o país por meio da Rede Corporativa de Longa Distância. A videoconferência acontece simultaneamente no dia 10 de dezembro, às 15h (horário de Brasília). O lançamento do projeto será feito pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Rider Nogueira de Brito. No Maranhão, a videoconferência acontece na Sala de Treinamento do TRT.
O sistema de videoconferência interligará todos os órgãos da Justiça do Trabalho, incluindo o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o TST, os TRTs e as Varas, além da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Segundo o desembargador Gerson de Oliveira, a Justiça do Trabalho está dando um passo importante rumo à modernização. “No momento em que essa tecnologia permite a integração dos diversos segmentos da Justiça do Trabalho, nas diversas regiões do país, poderemos ampliar a integração entre os regionais e minimizar os custos advindos das condições geográficas do nosso país. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho estão de parabéns por investirem nesse projeto. Aqui na Justiça do Trabalho do Maranhão trabalharemos com afinco por sua implementação”, afirmou.
A nova tecnologia vai permitir a realização de conferências, seminários, cursos ou simples reuniões para tratar de assuntos de interesse dos diversos segmentos da Justiça do Trabalho, sejam as unidades administrativas ou judiciais. O projeto contribui para a economia de tempo, evitando deslocamentos, e de recursos, com a redução de gastos com diárias e passagens. Além disso, os eventos serão armazenados e poderão ser consultados posteriormente, a qualquer momento.
O Projeto Rompendo Distância está sendo implantado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em todo o país. Por meio da Rede Corporativa de Longa Distância da Justiça do Trabalho, que prevê a interligação, com tráfego de dados – inclusive voz e imagens – do TST com os 24 Tribunais Regionais e as 1378 Varas do Trabalho em todo o país, esse e outros projetos serão consolidados. A Rede Corporativa de Longa Distância é um ambiente tecnológico próprio, por onde trafegarão os diversos sistemas informatizados da Justiça do Trabalho,
como o e-Doc, a Carta Precatória Eletrônica, o Escritório do Advogado, o Gabinete Virtual, o Cálculo Unificado, o Sistema Único de Acompanhamento Processual (SUAP), o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), além dos serviços de videoconferência e de transmissão de dados e voz.