Presidente do TRT incentiva magistrados e servidores a promoverem o espírito de cooperação no Regional

terça-feira, 2 de Setembro de 2014 - 14:58
Redator (a)
Wanda Cunha
Telma Brito já auxiliou na 2ª VT de São Luís e na VT de Pinheiro. Neste mês, a servidora prestará serviços na VT de Chapadinha.
A VT de Pinheiro já recebeu o auxílio de Telma Brito, Francisco Lopes e Samuel Brito.

“A União faz a força”, diz o adágio popular. E é com esse espírito de cooperação que algumas varas trabalhistas estão cedendo servidores para auxiliar nos serviços de secretaria de outras varas que estão com acúmulo de processos para cumprimento de despachos. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, elogiou a iniciativa e agradeceu aos servidores pelos valiosos serviços prestados a outras unidades. Também agradeceu aos juízes titulares que, gentilmente, cederam os funcionários para desempenhar tais tarefas.

O presidente enalteceu a comunhão de esforços em prol de bons resultados da Justiça do Trabalho no Maranhão, observando que atitudes dessa natureza devem servir de estimulo para que demais unidades judiciais e administrativas também se empenhem no auxílio, quando puderem, de unidades necessitadas, de modo a sobrelevar o espírito de cooperação institucional que deve reinar em todo o Regional. Francisco das Chagas Castelo Branco Filho (VT de Chapadinha), Telma Maria Matos Brito Filha (1ª VT de São Luís), Samuel Costa de Brito (4ª VT da capital) e Francisco Lopes (3ª VT de São Luís) são alguns desses servidores que têm auxiliado em outras varas, sem prejuízo das atividades que exercem nas suas próprias unidades.

Francisco Castelo Branco, a partir da gestão do presidente Luiz Cosmo, auxiliou na 1ª VT  e na 4ª VT de São Luís, como calculista.  Foi designado para, no período de  25/08 a 05/09, auxiliar na 1ª VT de Imperatriz, nas atividades de cálculo.  “O Setor de Cálculo é importante demais para as varas trabalhistas, porque é lá que é feita a liquidação. A fase de liquidação é aquela em que o reclamante conhece o montante do seu crédito e que dá início à fase de execução do processo. É desse modo que a prestação jurisdicional se efetiva e a Justiça do Trabalho cumpre seu papel social”, observou Castelo Branco.

A servidora Telma Brito da 1ª VT de São Luís já auxiliou na 2ª VT  da capital e na VT de Pinheiro. A próxima VT a auxiliar será a de Chapadinha, de 15 a 26 deste mês. Telma faz notificações e outras atividades de secretaria. “Gosto de desenvolver meu trabalho na 1ª instância. Eu me identifico muito com o trabalho das varas. Eu me coloco sempre à disposição do Tribunal, de forma a contribuir para acelerar e melhorar o serviço de secretaria de outras varas, isso sem prejudicar os serviços que tenho feito na 1ª VT de São Luís”, completou.

Samuel Costa de Brito, lotado na 4ª VT de São Luís, auxiliou recentemente nas VT’s de Imperatriz  e Pinheiro, com atividades de secretaria como notificação e Bacen. “Esse trabalho é importante, porque o interior não tem  servidores necessários para realizar os trabalhos. Exemplo é a VT de Pinheiro que está abarrotada de serviços e não tem como fazê-los. A demanda é grande e poucos são os funcionários. Então, é importante que o Tribunal mande servidores de outros varas para auxiliar aquelas mais necessitadas”, argumentou Samuel Costa.  O servidor Francisco Lopes também auxiliou na VT de Pinheiro.

Servidores - Castelo Branco  iniciou suas atividades na Justiça do Trabalho na VT de Açailândia em julho de 1997; assumiu o Setor de Cálculo daquela Vara Trabalhista no ano de 2000, sendo removido em janeiro de 2006 para a VT de Chapadinha, onde até a presente data trabalha como calculista.  Telma Brito iniciou sua carreira na Justiça do Trabalho do Maranhão em 1995, na VT de Imperatriz, onde trabalhou um ano. Em seguida, foi lotada  no Setor de Cálculos, em São Luís. Depois, foi lotada na 4ª VT de São Luís; 6ª VT de São Luís; e, agora, presta serviço na 1ª VT, sempre trabalhando na 1a instância. Samuel Costa começou na  Justiça do Trabalho em 1991, na VT de Balsas; depois de três meses, foi lotado na VT de Pinheiro. Passados cinco anos, foi lotado na 1ª VT de São Luís; depois, na 3ª e, já agora, presta serviço na 4ª VT de São Luís.

10 visualizações