Presidente do TRT-MA abre Workshop sobre Saúde e Segurança no Trabalho

terça-feira, 19 de Dezembro de 2017 - 15:27
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidente James Magno, entre Adriana de Brito e Ernesto Mandelli, abriu o workshop
Ernesto Mandelli disse boa qualidade de educação emocional ajuda a enfrentar situações cotidianas

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, abriu, na manhã desta terça-feira (19/12), no Auditório "Professora Maria da Graça Jorge Martins" da Escola Judicial do TRT-MA (EJUD16), o Workshop sobre Saúde e Segurança no Trabalho. O evento é uma das ações do Comitê Regional do Trabalho Seguro do TRT-MA e vai ocorrer ao longo do dia, e no final da tarde, às 17 horas, o presidente James Magno vai fazer o encerramento das atividades oficiais do Ano Judiciário de 2017, tendo em vista que amanhã (20/12) é o início do recesso forense.
Na oportunidade, o desembargador agradeceu à parceria fundamental do Instituto Nacional de Estudos Jurídicos (INAJUS) para a realização do evento, que é dirigido a magistrados, servidores e convidados e se constitui num espaço de debates e compartilhamento de informações a respeito de saúde mental e prevenção de doenças emocionais e físicas no ambiente de trabalho, a exemplo de outras realizações do Comitê ao longo do ano, abordando temas de prevenção a diversas doenças laborais, provocadas, principalmente, por fatores emocionais e mentais. Ele também agradeceu à diretora-geral do Tribunal, Adriana Albuquerque de Brito, que envidou esforços para a realização do evento.
Em seguida, o presidente apresentou o primeiro palestrante que foi o psicanalista e professor doutor Ernesto Friederichs Mandelli, que proferiu a palestra " Qualidade Emocional no Trabalho". Durante sua exposição, Mandelli disse que, atualmente, existem vários elementos que prejudicam a saúde emocional da pessoa, principalmente no trabalho. O desejo de ter uma vida ideal, conquistando carreira de sucesso, bens e outras conquistas e quando esse desejo não se realiza a pessoa fica frustrada é um exemplo. 
Para Mandelli, muitas pessoas entram em crise porque sentem-se prisioneiras de acontecimentos aleatórios em suas vidas, o que as levam a viver com baixo nível de qualidade. 
Ele também disse que o meio social está fundado sobre o princípio da busca imediata de prazer máximo, sem freios nem restrições. E que os momentos de prazer proporcionam uma satisfação profunda, mas não organizam a existência nem o futuro. 
As pessoas "sabem o que não querem", mas "não sabem o que querem", observou. Também há uma dificuldade em lidar com a dor e quem sofre é rejeitado porque os valores são "sucesso" e "felicidade". Quando as pessoas não encontram esse ideal, tornam-se frustradas", explicou.
Segundo Mandelli, esses comportamentos geram consequências. Atualmente, por exemplo, ocorrem os fenômenos de excessos, que são os estados compulsivos, anorexias, adicções, estados depressivos, ansiedades (síndromes de pânicos). Portanto, o desafio é buscar a saúde emocional. Para isso, "cada pessoa vai ter que combinar os ingredientes dessa saúde emocional de acordo com a sua subjetividade". Por outro lado, há também a questão de que as pessoas muitas vezes trazem coisas da sua infância que vão impedir que elas tenham essa saúde emocional. E é preciso buscar uma ajuda, principalmente por meio de um processo de terapia. "Então, se você tem uma boa qualidade de educação emocional você vai ter condições de enfrentar as situações do dia a dia de uma forma muito melhor do que, por exemplo, a pessoa que vivenciou situação de abandono", afirmou.
Programação - ainda como parte da programação da manhã, a Auditora Fiscal do Trabalho Mônica Damous Duailibe proferiu a palestra "Inspeção do Trabalho como Fator de Prevenção".  À tarde, palestra com o médico Ruy Palhano sobre "Saúde Mental e Prevenção de Doenças Emocionais e Físicas"; e encerramento do workshop e do Ano Judiciário 2017, que será conduzido pelo desembargador James Magno, a partir das 17 horas.  

 

18 visualizações