Presidente do TRT-MA destaca contribuição de servidor para desempenho da Justiça do Trabalho

segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 - 14:24
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidente James Magno ao lado da diretora-geral; o juiz Auxiliar da Presidência e a secretária-geral da Presidência
Homenageados com o presidente do TRT; com o juiz Bruno; a diretora-geral e a secretária-geral da Presidência

A dedicação e o engajamento de servidores para o bom desempenho da Justiça do Trabalho no Maranhão foram ressaltados pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, na solenidade de entrega da Medalha do Mérito do Servidor do Judiciário Trabalhista da Décima Sexta, realizada na tarde de sexta-feira (20/10), no Auditório juiz Ari Rocha, como parte das comemorações pelo Dia do Servidor Público, 28 de outubro. A comenda foi entregue a 19 dos 28 servidores eleitos em 6 de outubro, nas unidades da Justiça do Trabalho na capital e no interior do estado. Os homenageados foram condecorados pelo desembargador James Magno; pelo juiz Auxiliar da Presidência, Bruno de Carvalho Motejunas; pela diretora-geral, Adriana Albuquerque de Brito; e pela secretária-geral da Presidência, Joselena do Carmo Soares Pereira.
James Magno disse que tem muito orgulho do quadro de servidores da TRT da 16ª Região, que mesmo sendo um quadro pequeno e sacrificado historicamente pela dificuldade em criar cargos para o estado, é integrado por servidores capacitados e engajados, que desenvolvem suas atividades com dedicação. Ele disse também que tem orgulho de ter sido servidor do TRT-MA. "Uma experiência riquíssima que mudou toda a minha forma de ver a importância do direito social".
O presidente lamentou que a Justiça do Trabalho esteja sendo atacada, de forma vil, por interlocutores que mentem para a sociedade dizendo que só existe Justiça do Trabalho no Brasil. Diante da situação, "o que nos resta é trabalhar, cada vez mais, e mostrar que a Justiça do Trabalho brasileira tem a mesma qualidade da Justiça Trabalhista da Alemanha, da Bélgica, da Espanha, Suécia, Reino Unido, da França, do México, e de todos os países que têm Justiça do Trabalho. "É dever nosso, dever constitucional lutar pela importância da Justiça do Trabalho. Um país que tem 13 milhões de desempregados, 3 milhões de crianças trabalhando precocemente e 50 mil trabalhadores resgatados da escravidão não se pode dar ao luxo de não ter Justiça do Trabalho", afirmou.
"Eu os parabenizo e sou testemunha do engajamento que todos têm, principalmente, nos últimos dois anos, durante a minha gestão.Sei das dificuldades e que o momento político e econômico do país é extremamente delicado, mas tudo passa, e um dia todos nós lembraremos desses tempos como tempos que nos fizeram crescer e demos o melhor de nós para mostrar ao Brasil a importância do Judiciário", concluiu.
A servidora Fernanda Cristina Muniz Marques, eleita da área Diretoria Geral, falou em nome dos homenageados. "Este momento muito nos alegra pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados em prol do alcance da missão desta instituição", enfatizou. Por outro lado, segundo Fernanda, a menção honrosa "traz responsabilidades maiores para a manutenção do compromisso historicamente construído por este Tribunal, marcado pela dedicação cotidiana de todos para a construção de uma sociedade mais justa e democrática". A servidora encerrou a saudação citando o poema "Ainda não", da poetisa goiana Cora Coralina.
Eleição - os servidores foram eleitos em votação secreta, pelos próprios colegas de trabalho, conforme a área de lotação. Pela Resolução Administrativa (RA) nº 103/2005, que regulamenta a concessão da comenda, os eleitos representam 3% do quantitativo de servidores lotados em cada área. Na capital, por exemplo, são eleitos 12 servidores, dos quais três da área gabinetes de desembargadores; três servidores da área administrativa; um servidor da área Diretoria Geral; um servidor da área judiciária e quatro servidores da área varas da capital. Na área varas do interior, são 16 servidores. A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) é a unidade responsável pela organização e controle do processo de votação.
Medalha do Servidor - instituída, inicialmente, pela Resolução Administrativa nº 100/2002, e alterada pela RA nº 103/2005, a medalha é entregue a cada dois anos aos servidores que se destacam no exercício de suas atividades. A medalha foi entregue pela primeira vez em 2003. Depois, as condecorações foram realizadas em 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014.
Condecorados:
Aldênio Farias Marinho (Vara do Trabalho de Timon)
Efren Leite da Cruz Segundo, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Santa Inês
Fernanda Cristina Muniz Marques, diretora-geral substituta
Flávio Vietta Filho (Central de Mandados)
Gilberto Palácio de Andrade, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Pinheiro
João Victor Gadelha Nogueira (Vara do Trabalho de Barreirinhas)
José Barros de Oliveira Júnior, diretor de secretaria da 1ª Vara do Trabalho de São Luís
José Gilvan Mendes da Silva, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Bacabal
Karl Fonseca Marques (Secretaria de Coordenação Judiciária)
Kerson Silva Castro, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Estreito
Leonildo Soares Santos (Vara do Trabalho de Pedreiras)
Luiza Helena Braga Soares, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Açailândia
Maria Nilde Alencar de Lima Costa (2ª Vara do Trabalho de Impereatriz)
Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto, secretário da Corregedoria
Patrícia Patrocínio Abreu (Gabinete Desembargador José Evandro de Souza)
Poliana Ferreira de Brito (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações)
Raimunda Raquel Santos Cruz (Vara do Trabalho de Presidente Dutra)
Raimundo da Conceição Costa Lindoso, assessor do Gabinete Desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior
Sérgio Raimundo Brito Pinho, coordenador de Serviços Gerais substituto.

Fotos: Romeu Ribeiro e Nonato Mello

23 visualizações