Presidente do TRT-MA diz que gincana judicial elevou média diária de processos baixados na Justiça do Trabalho no Estado
Em 40 dias de gincana judicial, a Justiça do Trabalho no Maranhão conseguiu atingir resultados expressivos na busca pela melhoria do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPCJus), do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST) e da Meta Nacional nº 5 do Poder Judiciário (Meta de Execução). A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, vem acompanhando, atentamente, os resultados, que mostram a contínua melhoria da produtividade e comemora a cada boletim estatístico.
Segundo dados informados pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do TRT-MA, desde o início da gincana, em 19 de outubro deste ano, até 29 de novembro, foram baixados na primeira instância 16.908 processos de conhecimento e execução, o que representa uma média diária de 403 processos baixados. Antes da gincana, a média diária de baixa era de 157 processos, ou seja, houve um aumento 156,7% na média diária, pois as Varas do Trabalho passaram a dar vazão a 246 processos a mais por dia. Para que a meta da gincana seja cumprida pelas Varas Trabalhistas, é necessário que seis VTs baixem mais 669 processos, o que deve ser atingido até o dia 31/12/2018, dia do encerramento da gincana. Ainda, conforme a CGEEP, as VTs baixaram 20.624 processos no período de 1º de outubro a 29 de novembro deste ano.
Na segunda instância, já foram baixados 2.994 processos, restando 1.483 para o cumprimento da meta estabelecida que foi de 4.477 processos. Em média, 29 processos eram baixados diariamente, mas desde o início da gincana, esse número subiu para 71 processos, significando um aumento de baixa equivalente 142,74%, com o incremento de 42 processos na média diária.
Os dados divulgados pela CGEEP também revelaram que, em 2018, o TRT-MA conseguiu atingir o maior número de processos baixados desde a sua instalação, ocorrida em maio de 1989.
Para a presidenta, essa conquista é um marco na história do TRT maranhense que, dessa forma, reitera o compromisso em atender com presteza e eficiência os usuários que recorrem a esta Justiça especializada.
Para dar suporte ao trabalho das unidades envolvidas na gincana, a presidenta instituiu um grupo formado por 16 servidores da área administrativa do Tribunal, coordenado pela CGEEP, a fim de auxiliar na diligência das atividades, disponibilizando ferramentas e dando o apoio necessário para “que eles realizem seu trabalho a contento para cumprimento do interesse público, e de forma humanizada”, enfatizou.
Uma das ferramentas disponibilizadas na sua gestão foi a Microsoft Power BI, ferramenta tecnológica que permite acompanhar em tempo real, inclusive por intermédio de celulares, o desempenho das Varas Trabalhistas, mostrando, por exemplo, quais processos estão pendentes de baixa e a respectiva localização. A ferramenta foi cedida ao TRT-MA pelo TRT da 18ª Região (TRT-GO) e ficou sob a responsabilidade da CGEEP. O uso da ferramenta permitiu à 1ª VT de Imperatriz, uma das varas trabalhistas com maior número de processos trabalhistas no Maranhão, cumprir a meta da gincana em apenas duas semanas.
A presidenta, que é reconhecida pela proatividade, diz está sempre buscando soluções voltadas para melhorar a prestação de serviços na JT-MA, mas ressalta que os resultados positivos em tão pouco tempo só estão sendo alcançados por causa do engajamento, trabalho extra e empenho de magistrados e servidores das varas trabalhistas, de desembargadores e servidores da área judicial da segunda instância, tais como, servidores da Secretaria de Coordenação Judiciária, Núcleo de Recurso de Revista e Coordenadoria de Recursos, Jurisprudência e Acórdãos. Da mesma forma, também destaca o apoio dado aos participantes pela CGEEP, em relação à prestação de informações e orientações para o atingimento das metas.
Gincana judicial - a presidenta Solange lançou a gincana durante o I Encontro Regional de Gestores da Área Judicial da 16ª Região, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, com o propósito de incentivar as unidades judiciais da Justiça do Trabalho no Estado a elevarem a meta de processos baixados nas fases de conhecimento e de execução no 1º e no 2º graus, com previsão de baixa de mais de 23 mil processos. Os planos de trabalhos estão sendo acompanhados pela CGEEP.