Presidente do TRT-MA diz que salvaguarda de memória fortalece Justiça do Trabalho
"Quando falamos em futuro temos que falar em passado. Nós só vamos aprender a evoluir, e a sermos melhores, quando preservarmos nossas tradições e aprendermos a construir melhor, resolvendo erros e buscando acertos necessários".
A declaração foi feita pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e presidente do Coleprecor (Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs), desembargador James Magno Farias Araújo, durante reunião de encerramento do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), na Escola Judicial do TRT-MA. O evento reuniu representantes de 22 Tribunais do Trabalho de todo o país entre os dias 23 e 24 de março, na sede do TRT-MA, Areinha.
O presidente do TRT-MA destacou o trabalho de salvaguarda da memória da Justiça do Trabalho feita pelo Memojutra e a relevância da proteção da memória como fonte de informação para refletir passado, presente e futuro. Disse que a Justiça do Trabalho tem feito a diferença no país por ser "preocupada com o sentimento, com a pessoa, com a memória, com a realidade e os fatos". O que, de acordo com ele, "reverbera de forma muito positiva", complementou.
O desembargador lembrou também os 26 tribunais premiados em 2016 pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), dos quais 22 são trabalhistas. Resultados que, segundo o magistrado, revelam competência e efetividade das tecnologias e ferramentas de gestão do Judiciário Trabalhista. Criticou ataques de segmentos políticos à JT e reforçou a força dos que fazem o Judiciário Trabalhista. " Não podemos baixar a guarda e nem a autoestima. Não seremos atingidos por falsos profetas. Continuaremos fazendo, o que nós fazemos de melhor", enfatizou.
A presidente do Memojutra, juíza Denise Marsico do Couto (TRT-MG), agradeceu ao presidente do TRT-MA a calorosa acolhida, empenho e dedicação da equipe organizadora do evento na Justiça do Trabalho do Maranhão. "A expectativa [Memojutra] superou e muito", afirmou ao recordar que o desembargador James Magno aceitou a proposta de acolher a reunião já no primeiro contato feito por ela. A juíza manifestou os agradecimentos recitando poemas de autoria do desembargador James Magno. Valendo-se da poética do magistrado disse: "Nesse dia cinza, chuvoso, já estamos com saudade anunciada. Levamos da 16ª Região o melhor e o melhor que nós tivemos aqui foi a recepção e tudo que nos proporcionaram. Em nome do Memojutra, eu agradeço. Muito obrigada, mesmo", finalizou. Presente também da mesa de encerramento, a servidora Edvânia Kátia Sousa, chefe do Cemoc (Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho da 16ª Região), e diretora do Memojutra.
Programação - A programação incluiu reunião do Fórum Memojutra e o Seminário Política Nacional de Arquivos para Justiça do Trabalho: diretrizes para elaboração do planejamento na gestão de documentos e arranjo e descrição de acervo permanente. O evento foi organizado pela Seção de Biblioteca e Gestão Documental e Cemoc (Centro de Memória e Cultura) e teve apoio de várias unidades do TRT-MA, dentre as quais a Escola Judicial, Secretaria-Geral da Presidência, Coordenadoria de Serviços Gerais, Setor de Transportes, Seção de Comunicação, Cerimonial e Setor Gráfico.