Presidente do TRT-MA encerra o Ano Judiciário de 2017 com workshop e doação brinquedos
"Foi um privilégio trabalhar com todos vocês nestes dois anos, que às vezes passaram rápido e às vezes passaram devagar", disse o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, ao fazer o encerramento do Ano Judiciário 2017, nesta terça-feira (19/12), no Auditório da Escola Judicial (EJud16). Ao longo do dia, foi realizado pelo Comitê do Trabalho Seguro o "Workshop sobre Saúde e Segurança no Trabalho" e, após sua fala de encerramento, o presidente fez a entrega dos brinquedos arrecadados como inscrição solidária no Congresso Ibero-americano de Direitos Fundamentais.
O Workshop visou a prestar mais esclarecimentos a magistrados, servidores e convidados a respeito de saúde mental e prevenção de doenças emocionais e físicas no ambiente de trabalho, a exemplo de outras realizações do Comitê ao longo do ano, abordando temas de prevenção a diversas doenças laborais, provocadas, principalmente, por fatores emocionais e mentais. Participaram como palestrantes o professor doutor Ernesto Friederichs Mandelli, a auditora fiscal do Trabalho Mônica Damous Duailibe e o professor doutor Ruy Palhano.
Ao final das palestras, o desembargador James Magno agradeceu aos participantes do evento, destacando a importância de iniciativas semelhantes, que esclareçam sobre as condições de qualidade de vida no ambiente laboral. "Se a minha gestão estivesse começando e não encerrando hoje, nós criaríamos um laboratório de solução consensual de conflitos internos, para fomentar o diálogo, uma das coisas mais importantes para a convivência das pessoas", refletiu o magistrado.
Em sua fala de encerramento, James Magno registrou seu aprendizado sobre o corpo funcional do Tribunal, durante suas gestões na Presidência e na Corregedoria. "Eu saio transformado com esses dois anos na Presidência somados com os dois anos anteriores na Corregedoria, onde nós podemos conhecer as pessoas. Na Corregedoria, conhecemos as pessoas que se dedicam a cumprir seu dever, que se esforçam, que são comprometidas; e na Presidência, nós temos que administrar o orçamento do Tribunal, de R$300 milhões por ano, destinados não só a pagar salários, mas também destinados a fazer Justiça. E é isto que reverte para a sociedade, reverte numa boa jurisdição. Este é o nosso compromisso constante com a Justiça. No meu entender, nossa missão social foi cumprida e a nossa missão jurisdicional é permanente, dentro do lema que criamos nacionalmente, 'Justiça, nosso trabalho'".
E finalizou: "Deixo registrada aqui a minha felicidade de ter podido ser o comandante deste barco, nesta aventura que, às vezes, teve um mar bravio. Mas dizem que Deus só dá o mar bravio para marujo corajoso. Muitas vezes, disseram que eu tinha que fechar o Tribunal e entregar a chave em Brasília, e eu disse que jamais faria isso. Enquanto tivesse dinheiro para pagar os salários dos servidores e dos magistrados, a conta de luz e a conta de água, a gente continuaria funcionando. Não fechamos. Ao contrário, fechamos o ano com o Selo Ouro do CNJ de qualidade na prestação jurisdicional; este ano, o Selo Prata, o que nos dá a esperança de poder acreditar na Justiça. Assim, encerro simbolicamente o Ano Judiciário do TRT da 16ª Região, desejando a todos um grande Natal, em paz, em família, um Natal Santo e um grande ano de felicidades em 2018. Deus abençoe a todos e muito obrigado por me acompanharem até aqui".
Doações - Após o discurso de encerramento, o desembargador James Magno fez também o encerramento da Campanha Natal Solidário 2017, entregando a Fernando Cardoso, representante da Casa Sonho de Criança da Divina Misericórdia, os brinquedos arrecadados em novembro passado, quando da realização do Congresso Ibero-americano de Direitos Fundamentais. Fernando Cardoso agradeceu a iniciativa do Tribunal e enalteceu sua importância em prol das crianças carentes do orfanato. A entidade filantrópica recebeu cerca de 140 brinquedos na doação feita pelo TRT-MA. A Casa Sonho de Criança é um abrigo para os filhos de soropositivos e crianças portadoras do vírus HIV. Ela é mantida através de doações e do trabalho voluntário de profissionais, das pessoas do Grupo Solidariedade é Vida e de membros do Bairro da Fé em Deus (local de funcionamento do centro de apoio). A casa abriga 30 crianças que necessitam de várias refeições à base dos leites Nan e Nestogeno Fase 1, devido ao sistema imunológico frágil. Para mais informações sobre a Casa Sonho de Criança, clique aqui.
Já em dezembro deste ano, o presidente do Tribunal fez a entrega dos alimentos não perecíveis também arrecadados como inscrição solidária no Congresso para a Fundação Antonio Brunno, na primeira etapa do Natal Solidário. A Fundação acolhe pacientes oncológicos carentes vindos do interior do Maranhão e que não têm onde se hospedar. A entidade tem como objetivo principal apoiar de forma concreta os pacientes, dando a eles tudo que precisam para se manterem em São Luís durante o tratamento. Para mais informações sobre a Fundação Antonio Brunno, clique aqui.