Presidente do TRT-MA faz a abertura oficial das atividades do Programa de Prevenção e Controle da Hipertensão 2016
Na manhã desta segunda-feira (11/7), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, esteve na Seção de Saúde acompanhado pela diretora-geral, Adriana Albuquerque de Brito, e pela secretária-geral da Presidência, Joselena do Carmo Soares, para dar início aos procedimentos da campanha 2016 do Programa de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (PPCHAS).
Com o slogan "Prevenir a hipertensão é uma escolha. Só depende de você", o Programa visa a identificar magistrados, servidores e terceirizados do TRT-MA portadores ou com risco de desenvolver a hipertensão arterial sistêmica. "A partir dessa identificação, pretendemos fazer o acompanhamento dos pacientes, prestando as orientações necessárias para que eles tenham uma boa qualidade de vida, apesar do quadro de hipertensão", completa Rafaela David Brito Pinho, chefe da Seção de Saúde.
Para o acompanhamento dos casos identificados durante o PPCHAS, a Seção de Saúde elaborará estratégias para enfatizar a importância da adesão ao tratamento, no grupo dos hipertensos, ou trabalhar para controle da pressão arterial, no grupo dos não-hipertensos. "Não é objetivo do programa substituir o médico assistente, mas reforçar a necessidade desse acompanhamento sistemático", informa Ércio Murilo Cutrim, cardiologista e servidor da Seção de Saúde.
Durante os procedimentos desta manhã, o desembargador James Magno, a diretora-geral e a secretária-geral preencheram o questionário de controle para a campanha de hipertensão, aferiram a pressão arterial, mediram altura e peso, calcularam o IMC (índice de massa corporal), mediram a circunferência abdominal e passaram pelo consultório médico, para orientações específicas sobre alimentação, atividade física e outras atitudes de prevenção da hipertensão arterial.
O desembargador presidente disse que o PPCHAS é um programa importante, pois relembra que a saúde deve ser uma das prioridades de todos que querem viver bem.
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) - É uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não-fatais. A HAS tem alta prevalência e baixas taxas de controle, e é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. A mortalidade por doença cardiovascular aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial. No Brasil, entre os gêneros, a prevalência é de 35,8% nos homens e de 30% nas mulheres, semelhante às de outros países.
Programa de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica 2016 do TRT-MA - Iniciado neste 11/7, na Seção de Saúde (mesanino do prédio-sede e 1º andar do Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís), o Programa tem caráter permanente e consiste em palestras periódicas e aferição de pressão arterial, precedida dos procedimentos específicos e necessários a traçar o perfil do público atendido. Periodicamente, também serão apresentados os resultados alcançados, tais como: prevalência de HAS entre magistrados, servidores e terceirizados do TRT 16ª Região; classificação dos hipertensos, de acordo os níveis pressóricos; classificação dos hipertensos por gênero; e classificação de obesidade pelo IMC. A Seção de Saúde também distribuiu a cartilha do Programa nas unidades judiciais e administrativas do Tribunal. Nela, constam informações sobre causas, prevenção, sintomas e tratamento da hipertensão arterial. A cartilha também traz a lista dos 10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta, como aferir a pressão sempre que possível, mesmo sem ter sintomas, praticar atividades físicas e alimentação saudável, evitar a obesidade, dentre outras atitudes. Ao chegar à Seção de Saúde, no prédio-sede do TRT-MA, magistrados, servidores e terceirizados encontram também uma pequena amostra de alimentos nocivos à saúde, exposta para orientações por parte da equipe médica sobre como prevenir a hipertensão por meio da alimentação saudável. A amostra de alimentos foi elaborada pelo servidor Luiz Pires (Coordenadoria de Serviços Gerais) e alerta sobre o consumo de sódio, presente no sal, utilizando um saleiro com um esqueleto dentro, cuja caveira, em destaque, lembra o perigo do sal à mesa. Já o painel com alimentos e suas respectivas quantidades de sódio orienta que o consumo diário deve ser de, no máximo, 2.000mg.