Presidente do TRT-MA homenageia cidade de Caxias na entrega da sede própria da vara trabalhista
Ao inaugurar a sede própria da Vara do Trabalho de Caxias, nesta terça-feira (13), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, lembrou dos filhos ilustres da região, como Gonçalves Dias e Teófilo Dias; e das origens que possui naquela terra. “Sinto-me filha desta terra”, disse.
“É uma honra imensa entregar na data de hoje a sede própria da Vara do Trabalho de Caxias, cidade dos poetas, dos escritores e das batalhas famosas, de espírito guerreiro e alma de poeta. Terra de filhos ilustres como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos e o idealizador da bandeira nacional Teixeira Mendes.
A desembargadora lembrou poemas de Gonçalves Dias para dizer da saudade dos tempos em que, ainda pequena, saia de Teresina (PI) para Caxias (MA), onde passava finais de semana com a família. “Busco inspiração nos versos de Gonçalves Dias para dizer de toda a emoção que tenho neste momento para inaugurar a sede própria da VT de Caxias.
Na mensagem deixada para magistrados e servidores da Vara Trabalhista, a presidente do TRT-MA citou a Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias. “Não chores, meu filho/ Não chores, que a vida / É luta renhida: / Viver é lutar./ A vida é combate, / Que os fracos abate, / Que os fortes, os bravos Só pode exaltar.”
Disse a presidente do Tribunal que “viver é lutar e vocês, como fortes guerreiros da Justiça do Trabalho, são incansáveis no propósito de fazer a justiça social. Seres humanos que dedicam sua força de trabalho todos os dias para que outros seres humanos que buscam pela justiça possam ter acesso aos direitos consagrados na Constituição Federal e em leis específicas”.
E para encerrar, inspirou-se nos versos de Teodoro Ribeiro Júnior, musicados por Elpídio Ferreira, que deram forma ao hino de Caxias. Glória! Glória! / As façanhas proclamem, / Da princesa do adusto sertão, / Cuja fama e valor se derramam,/ Pelas terras do audaz Maranhão.
Leia aqui o discurso da Presidente do TRT-MA.