Presidente do TRT-MA propõe gestão compartilhada durante reunião com juízes da primeira instância
A colaboração e cooperação dos magistrados foi o tema central da reunião entre a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, e os juízes e juízas do trabalho titulares e substitutos das Varas do Trabalho de São Luís e do interior do Estado. Iniciativa da Presidência, o encontro realizado na manhã desta terça-feira (11), no Auditório "Professora Maria da Graça Jorge Martins" da Escola Judicial, foi uma oportunidade para a desembargadora ouvir sugestões e reivindicações dos magistrados, que contribuam para a melhoria dos serviços prestados pelo TRT maranhense.
Ao abrir a reunião, a desembargadora Solange deu as boas-vindas aos participantes e disse que busca realizar uma gestão compartilhada com magistrados e servidores, para construir um plano de ação em que haja a participação de todos. Antes de ouvir os magistrados, a presidente tratou de algumas questões relacionadas ao encontro. Falou da nomeação de novos servidores, que está dependendo da autorização do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, e da distribuição de funções comissionadas, em cumprimento da Resolução CNJ nº 219/2016; destacou a importância da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa e do trabalho em conjunto com o setor para um desempenho mais eficiente; falou de mudanças que pretende implementar com relação aos andamentos do protocolo administrativo, bem como de outras iniciativas para melhorar a estrutura física e operacional das unidades da Justiça do Trabalho no estado, em especial do Fórum Astolfo Serra, sede das VTs de São Luís e a construção do novo Fórum de Imperatriz. A presidente lembrou que sua gestão tem como compromissos trabalhar pela valorização do servidor, bem como alavancar a posição do tribunal na atividade fim com uma prestação jurisdicional mais eficiente.
Sugestões: entre as sugestões apresentadas destacam-se a que tratou da retirada dos vidros de balcões de atendimento das Varas do Trabalho do Maranhão. A questão foi apresentada pelo juiz Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís e presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região, e pelo juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de São Luís e diretor do Fórum Astolfo Serra, Antônio de Pádua Muniz Corrêa. Os magistrados solicitaram a reposição dos vidros com as alterações propostas.
A juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa, titular da VT de Barreirinhas, elogiou a iniciativa da presidente em realizar a reunião. "Essa reunião inicial é importante como abertura de canal de comunicação, de trabalho em equipe".
O juiz Manoel Joaquim Neto, titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos e atual juiz Auxiliar da Corregedoria, também elogiou a abertura do canal de comunicação, e afirmou que também está a disposição para colaborar com a melhoria do serviço, a fim de atender melhor ao usuário da Justiça do Trabalho no Maranhão.
Manoel Lopes Veloso Sobrinho, titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, reforçou a importância da reunião, defendeu e estimulou o movimento chamado "Família TRT" de fortalecimento de harmonia e bem-estar entre todos que atuam no Tribunal, e apresentou sugestões para garantir para mais segurança no Fórum Astolfo Serra.
A juíza do trabalho substituta da 1ª Vara do Trabalho de Imperatriz, Theanna de Alencar Borges, afirmou que a equipe do Fórum Trabalhista de Imperatriz está à disposição para colaborar com a administração. A sugestão dela foi relativa à contratação de um técnico de informática ou convênio com uma empresa da área para atendimento nas VTs da região tocantina. Também ficou de enviar mais sugestões por email.
Outra sugestão foi feita pela juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha. A magistrada parabenizou a presidente pela iniciativa. E também ressaltou a importância da gestão estratégica para a administração, e sugeriu ações referentes à Gestão de Pessoas visando ao aprimoramento profissional e crescimento pessoal.
Ao encerrar a reunião, a presidente agradeceu aos magistrados e afirmou que tudo que for possível concretizar será feito e da melhor forma possível. Ela acredita no potencial de magistrados, servidores e colaboradores. A desembargadora Solange agradeceu, especialmente, à juíza Auxiliar da Presidência, Érika Guimarães Gonçalves Dovera, "pelo trabalho minucioso, cuidadoso e perfeito", e ao servidor Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto, secretário-geral da Presidência, "com a ajuda e dedicação deles a gente tem conseguido grandes resultados", finalizou.