Presidente do TRT-MA recebe homenagens durante sessão do Tribunal Pleno
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, foi homenageado, na manhã desta segunda-feira (20/11), no Plenário do TRT, quando presidia sessão do Tribunal Pleno. A vice-presidente e corregedora do TRT-MA e presidente eleita do tribunal para o biênio 2018 e 2019, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, foi a que primeira se manifestou ao lembrar que seria a penúltima sessão presidida pelo desembargador James Magno e fez uma saudação ao presidente. "Quero deixar meu agradecimento, carinho, reconhecimento ao grande homem, grande ser humano, grande colega, e grande presidente que nos acompanhou nesses dois anos de administração. Vossa excelência sai da presidência com a nossa instituição engrandecida, com a sua participação no Coleprecor mostrando o valor da nossa instituição, do Maranhão,e eu só tenho a desejar-lhe muito mais sucesso", afirmou.
O desembargador Américo Bedê Freire, decano do tribunal e que foi eleito vice-presidente e corregedor do TRT para o biênio 2018/2019, parabenizou o presidente James Magno pelo sucesso de sua gestão e desejou que o sucesso que foi a sua administração se repita em outras missões que ele possa ter para cumprir.
O desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da Escola Judicial do TRT-MA, disse que o desembargador James vai deixar a presidência do Tribunal com vários legados, entre eles, o de ter assumido a presidência do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor), deixando sua valorosa contribuição para a Justiça do Trabalho no país. O desembargador Gerson ressaltou que o desembargador James assumiu a presidência num momento de grandes dificuldades financeiras, mas conseguiu superá-las com trabalho, otimismo e dedicação. Também agradeceu por tê-lo convidado para ser diretor da Ejud, cuja administração fica marcada por ter proporcionado maior percentual de capacitação a magistrados e servidores do Regional.
O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior também o parabenizou pela administração grandiosa. Para o desembargador, não houve novidade, pois todos esperavam exatamente o que ocorreu nessa gestão. Ele também desejou boa sorte ao desembargador nas suas novas missões, e "que Deus o ilumine para que possa ser sempre este servidor público na essência da palavra".
Segundo a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, o desembargador James Magno é unanimidade no bem-querer, na convivência pacífica e fez um excelente trabalho como presidente do TRT-MA. Ela observou que ele passou pelas agonias dos momentos difíceis, mas era a pessoa ideal para estar no cargo naqueles momentos, justamente por ter a calma e a harmonia necessárias. A desembargadora desejou que o futuro lhe reserve só coisas boas, "e estamos torcendo e orando para que essas coisas boas cheguem logo". Ela também desejou sucesso à desembargadora Solange Castro.
A procuradora do Trabalho Virgínia de Azevedo Neves, presente à sessão como representante do Ministério Publico do Trabalho da 16ª Região, elogiou o presidente James e confessou não ter ficado surpresa com a sua gestão, pois desde a universidade, onde foram colegas, ele já demonstrava a vontade de transformar a sociedade e "aqui na sua gestão não tinha como ser diferente". Ela o parabenizou pela gestão equilibrada, serena e harmoniosa, destacando que o desembargador James é vitorioso na vida e, sobretudo, "em tudo aquilo que se propõe a fazer, sempre da melhor maneira possível e da maneira mais correta", afirmou. Virgínia também desejou sucesso à desembargadora Solange.
Ao se manifestar, o presidente disse que se emocionou quando a desembargadora Solange o surpreendeu com a lembrança de que era a última sessão do Pleno a que ele presidiria. Ele lembrou das dificuldades vencidas em 2016, quando houve o corte orçamentário da Justiça do Trabalho, falando de corte de contratos de trabalho e tantas outras situações difíceis que foram superadas. "Na verdade, foi uma grande experiência e uma grande provação". Em 2017, houve uma recuperação orçamentária "e a perspectiva para 2018 é a melhor possível", comemorou.
O desembargador James Magno falou de conquistas feitas na sua administração, mas afirmou que sua maior realização é ver o Tribunal Pleno integrado, "nosso compartilhamento de ideias, nosso diálogo tranquilo, mesmo com divergências ideológicas jurídicas, mas sempre com fidalguias, e a tranquilidade com que as sessões se desenvolveram nas turmas e no Pleno só me deixa orgulhoso de todos vocês. Isso é que me faz projetar o nome do TRT16 para outras regiões. Hoje o nosso conceito junto à Corregedoria-Geral e à Presidência do TST é de um tribunal extremamente organizado. Um tribunal pequeno, mas projetado para crescer".
Ele agradeceu aos desembargadores que o apoiaram em todos os momentos, especialmente nos momentos difíceis. Agradeceu, ainda, aos servidores, em especial, aos servidores da Secretaria do Tribunal Pleno, ao Ministério Público e a todos que colaboraram com sua gestão. James Magno disse que voltará à bancada do que mais gosta de fazer que é esmiuçar processos. "A desembargadora Solange vai levar adiante essa missão administrativa, com certeza, num tribunal harmonioso, integrado, um tribunal que dialoga. "Então, agradeço a todos vocês de coração, já com aquele sentimento antecipado de saudade. Não é uma despedida, mas sim um até logo", finalizou.
Novos dirigentes - os desembargadores Solange Castro e Américo Bedê Freire foram eleitos, por aclamação, em sessão ordinária do Tribunal Pleno, para os cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal, respectivamente, no dia 30 de outubro deste ano, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno do TRT, localizado no bairro Areinha. A posse dos novos dirigentes será realizada em 7 de dezembro deste ano, às 18 horas, em sessão solene no prédio-sede do Tribunal.