Presidente do TRT-MA recebe Selo A3P de Sustentabilidade Ambiental

segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 - 14:19
Redator (a)
Gisélia Castro
Desembargador James Magno, servidor Marcelo Costa e os gestores do Ministério do Meio Ambiente no ato da entrega do Selo A3P
Certificado do Selo A3P concedido ao TRT da 16ª Região

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) agora tem Selo A3P de Sustentabilidade Ambiental. O ato de entrega do certificado aconteceu na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, na manhã desta segunda-feira (23/10). Na ocasião, o presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, recebeu o Selo A3P acompanhado do servidor Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA.
O certificado de sustentabilidade ambiental foi assinado pelo secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte e pelo gerente do Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), Dioclécio Luz. 
O TRT-MA é o primeiro órgão brasileiro a receber o Selo A3P 2017 na nova versão de certificação ambiental para órgãos públicos. A concessão do selo representa o reconhecimento público pela formulação, execução e monitoramento de práticas de gestão socioambiental com base no conceito de sustentabilidade. No caso da Justiça do Trabalho no Maranhão, a certificação é referente ao conjunto de diretrizes e ações do PLS-TRT16 (Plano de Logística Sustentável) executadas em 2016 e que estão de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente no Sistema de Monitoramento Socioambiental (Ressoa).
Durante a solenidade, o desembargador James Magno e o servidor Marcelo Costa reafirmaram o comprometimento do TRT com a sustentabilidade e fizeram uma breve explanação dos resultados já alcançados. Foram destacados a criação do Ecoponto em parceria com a concessionária de energia elétrica do Maranhão, o reaproveitamento de equipamentos entre as unidades, a prevalência de soluções de sustentabilidade no projeto arquitetônico e de engenharia da nova sede da Vara do Trabalho de Bacabal (Fórum Raimundo Benedito Amaral Martins), a diminuição da vazão da água em banheiros, entre outras. Somente em 2016, houve uma economia de R$ 120 mil reais em decorrência da adoção de medidas sustentáveis no TRT-MA, de acordo com levantamento realizado pelo Setor de Gestão Ambiental.
 

13 visualizações