Presidente do TRT-MA reúne-se com presidente do IMPUR para tratar de paisagismo de área próxima a prédios da JT
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (16/4), no Gabinete da Presidência, com o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana de São Luís (IMPUR), Luiz Borralho, oportunidade em que propôs parceria com o Instituto, a fim de transformar áreas adjacentes aos prédios da Justiça do Trabalho, localizados no bairro Areinha, em espaços mais sustentáveis, por meio de investimento em ações de paisagismo. Também participaram da reunião o juiz do trabalho substituto da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, Carlos Gustavo Brito Castro; o secretário-geral da Presidência, Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto; e o chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar. Segundo a presidente, o juiz Gustavo Castro é o padrinho da iniciativa porque foi ele que sugeriu um novo paisagismo para canteiros em frente do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís.
Luiz Borralho disse que a proposta da parceria é muito importante e se encaixa em um dos eixos da agenda do Programa “São Luís Cidade Jardim”, que é o eixo “Jardim da Minha Empresa”, que possibilita às instituições adotarem praças, canteiros centrais ou rotatórias. Luiz disse que ficou muito feliz com o convite feito por Marcelo de Alencar para vir ao Tribunal tratar da parceria. “Marcelo me procurou com uma ideia de adoção, mas eu gostaria de apresentar agenda que já está em curso”, ressaltou. Para ele, o TRT será o primeiro parceiro institucional a adotar uma área dentro do seu perímetro de atuação. “São Luís Cidade Jardim” é um macroprojeto de paisagismo de espaços públicos da capital, executado pela Prefeitura de São Luís desde 2014, através do IMPUR, com a colaboração de outras 12 secretarias e fundações da administração municipal, empresas privadas e a população.
Marcelo está entusiasmado com a parceria e acredita que os órgãos públicos que compõem a “Ecoliga Sustentabilidade” poderão se tornar parceiros do IMPUR. A Ecoliga é uma parceria de cooperação técnica firmada entre o TRT-MA, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) e Justiça Federal no Maranhão (JF-MA), Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE-MA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). A proposta da Ecoliga da Justiça é realizar ações conjuntas de treinamentos, logística e compras compartilhadas, destinação ecologicamente adequada de resíduos, entre outras atividades.
Ao final da reunião, ficou decidido que Marcelo e o presidente do IMPUR vão definir a área que será adotada. Além disso, engenheiros e arquitetos também serão consultados sobre o tema.
Sustentabilidade - a presidente Solange elegeu a questão da sustentabilidade como um dos pilares de sua gestão e disse que o Tribunal vai dar o apoio necessário para a realização de projetos advindos da parceira com o IMPUR. A desembargadora Solange já lançou no TRT e no Fórum Astolfo Serra a campanha de sustentabilidade "Doe uma semente para a Mãe Natureza! Salve vidas plantando vida nos canteiros da 16ª Região" e, na semana passada, destinou, 200 mudas de plantas frutíferas para doação a magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. São mudas de maracujá, sapoti, feijão guandu, goiaba e baruzeiro.