Presidente do TRT-MA visita unidades administrativas do Tribunal

quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014 - 8:50
Redator (a)
Wanda Cunha

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, em visita, na manhã desta terça-feira (21), à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) e à Coordenadoria de Material e Logística, instaladas no Anexo C do Tribunal, disse que uma das prioridades da atual administração será a motivação dos servidores. “Se eu conseguir motivá-los, poderemos até superar a deficiência de servidores, porque o profissional motivado vale por dois”, acentuou.

O juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro, e o secretário-geral da Presidência, Antônio Manoel Costa Silva, acompanharam o desembargador durante as reuniões.   Essas foram as primeiras visitas, dentre outras que serão feitas pelo presidente às unidades do Tribunal.  Para esta quarta-feira (22) estão previstas visitas na Diretoria do Foro Astolfo Serra, às 9h; e na Central de Mandados, às 15 horas.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Na CTIC, a equipe da Presidência foi recebida pelo coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações, Rômulo José Maia Moura e demais servidores. Na oportunidade, Rômulo Moura elogiou a visita do presidente, dizendo tratar-se de um momento ímpar no Tribunal. Em seguida,  expôs o relatório das atividades desenvolvidas pela unidade no ano de 2013, apresentando, em número, um perfil da CTIC e sua importância para instituição. Enfatizou que, com 100% da instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho no Regional XVI, houve uma evolução considerável da área de Informática, que passou a integrar todas as áreas da instituição.

O secretário-geral da Presidência, em seguida, falou da importância de o presidente visitar todas as unidades do Tribunal, observando que todos os setores são valorosos  para a instituição. Lembrou também que, mesmo aquela parte que parece mínima tem uma grande importância no desenvolvimento do todo. Em relação à deficiência de servidores, lembrou que uma das preocupações da administração  é “socializar as carências”.

O juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo, declarou que, na escolha do gestor da CTIC, o atual presidente já havia dito que no setor havia profissionais extremamente capacitados e que o gestor daquela unidade seria alguém do próprio quadro da TI. O juiz acrescentou que uma das primazias da nova gestão é a valorização dos servidores e das unidades.

Em seguida, o desembargador presidente disse que o objetivo das visitas é conhecer cada setor, saber de suas necessidades e prioridades, bem como verificar os problemas para poder resolvê-los. O dirigente enfatizou que o sistema PJe, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é o melhor sistema apresentado e que a unidade de TI é, sem dúvida, extremamente importante para a instituição. Acrescentou que o Pje muito depende dos servidores da TI e que a administração tem que lhes dar condições melhores para desenvolvimento dos trabalhos. Disse que a carência de pessoal, não há como resolvê-la agora. Mas assumiu o compromisso de melhorar as condições de trabalho e também investir na capacitação dos servidores.

Coordenadoria de Material e Logística – O coordenador Wagner Campos Santos disse que a visita do desembargador às unidades do Tribunal configura um momento histórico, inédito, na instituição. Falou do apoio e incentivo que a nova administração tem dado aos servidores, prestigiando as pessoas da casa  na ocupação de cargos estratégicos.

O desembargador reiterou a sua preocupação em valorizar os servidores e motivá-los, para o desempenho de suas funções. Disse não fazer distinção entre servidores e magistrados, pois cada um tem a importância que o cargo requer e que todos devem mostrar compromisso com a instituição. “Nós somos servidores públicos e estamos aqui para prestar serviços à instituição e às pessoas lá fora”, enfatizou.

O presidente também abordou aspectos importantes para o bom desempenho de sua administração, como a política de compra de material e o princípio da economia;  a capacitação dos servidores e a socialização da carência de pessoal e o andamento do concurso para provimento de cargos de servidores.

Ao ouvir os servidores e conhecer as necessidades por que passa o setor, o dirigente prometeu buscar soluções e se colocou à disposição de todos, observando que o seu gabinete estava aberto para recebê-los. Ao final, conheceu todas as instalações do setor e participou de um lanche oferecido pelos servidores da unidade.

 

1 visualização