Presidente do TRT reúne-se com Oficiais de Justiça no FAS

quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014 - 11:50
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidente do TRT conversa com Oficiais de Justiça de São Luís

O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), reuniu-se na tarde desta quarta-feira (22), no auditório do Foro Astolfo Serra (sede das Varas do Trabalho de São Luís), com Oficiais de Justiça lotados na Central de Mandados. Na abertura da reunião, o presidente disse que o encontro era uma oportunidade de conversar, de aproximação com os servidores. O desembargador Luiz Cosmo tem feito algumas visitas a setores do TRT, bem como ao Foro Astolfo Serra, com o intuito de estreitar o relacionamento com magistrados e servidores. “Vamos encurtar, o máximo que pudermos, esse distanciamento”, afirmou.

Por ter exercido o cargo de corregedor na gestão passada, o desembargador Luiz Cosmo acompanhou, nos últimos dois anos, o andamento das atividades na primeira instância da capital e interior. Segundo o presidente, houve melhoria na prestação de serviços, embora a existência de questões que necessitam de solução, como por exemplo, o quadro deficitário de servidores. Atualmente, há quatro varas do trabalho no interior que estão sem Oficiais de Justiça. A situação levou a direção do TRT, desde o ano passado, a fazer revezamento com Oficiais de Justiça lotados na capital. A determinação gerou questionamentos entre os servidores e foi um dos temas debatidos na reunião.

O presidente reconheceu que o déficit no quadro de Oficiais de Justiça sobrecarrega aqueles que estão na ativa, mas incentivou os servidores a trabalharem com motivação, empenho, dedicação, a fim de cada um fazer o melhor possível. O desembargador enfatizou que o revezamento será feito por todos os oficiais e propôs-lhes que decidam a melhor forma de cumprir com o revezamento e realizarem suas tarefas. “Continuem trabalhando com afinco, motivados e prestem a melhor jurisdição que puderem”, conclamou.

O juiz Paulo Mont’Alverne Frota, diretor do Foro Astolfo Serra e titular da 3ª Vara do Trabalho de  São Luís, também incentivou a conciliação entre os Oficiais de Justiça como forma de promover o revezamento. O magistrado entregou ao presidente Luiz Cosmo um ofício com reivindicações dos servidores. O presidente vai analisar os pedidos e prometeu atendê-los conforme as possibilidades da administração.

Em seguida, o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro, lembrou que o TRT vai realizar concurso este ano e que a questão dos Oficiais de Justiça será resolvida tão logo haja a publicação do concurso.

O secretário geral da Presidência, Antonio Manoel Costa Silva, também incentivou a conciliação como melhor forma de resolver a situação entre os oficiais. Ele disse que para ter melhores resultados é necessário que cada servidor possa dar o máximo de si. Para Antonio Manoel, é importante que cada um veja o tribunal como uma unidade, em que todos contribuem. “Os resultados são devidos ao trabalho de todos”, destacou.

Ao final, os Oficiais de Justiça apresentaram outras reivindicações, que serão encaminhadas à análise do presidente Luiz Cosmo.

Central de Mandados – atualmente 20 Oficiais de Justiça estão lotados na Central de Mandados, mas apenas 12 participaram da reunião, foram eles Alysson Frank de Castro e Sousa, Carla Damous Duailibe, Carmen Tereza Sousa Santos, Edsel Edson Edson Britto Júnior, Gisele Martins de Oliveira Neves, Hermes Amorim Viana Filho, Izabel Sena de Souza Ramos, José Raimundo dos Santos, Maria do Socorro Martins Costa de Oliveira, Marcos Aurélio Batista dos Santos, Mônica de Carvalho Nunes Reis, Raimundo Nonato Galvão de Lima e Rodolfo Araújo de Sousa. A servidora Marcelina de Fátima Deruiz Pinto de Matos é a supervisora da Central de Mandados, que funciona no 1º andar do Foro Astolfo Serra.

14 visualizações