Presidente do TRT visita obras do novo complexo das varas trabalhistas
terça-feira, 2 de Outubro de 2007 - 16:04
Redator (a)
Edvânia Kátia
Desembargador Gerson de Oliveira, juiz Manoel Veloso e o diretor geral Domingos Carlos recepcionados pela engenheira Priscila Martins
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador Gerson de Oliveira, visitou na manhã desta terça-feira (02) as obras do futuro complexo onde serão instaladas as Varas Trabalhistas de São Luís, na Areinha. No local, também funcionarão a Delegacia Regional do Trabalho do Maranhão e Advocacia Geral da União. Ele esteve acompanhado do diretor-geral Domingos Carlos dos Santos Neto, do juiz titular da Vara do Trabalho de Presidente, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, e da chefe do Serviço de Comunicação, jornalista Edvânia Kátia.
Os serviços estão em ritmo acelerado. No momento, estão sendo concluídas a fase de estrutura do quarto andar. Iniciadas em maio deste ano, as obras devem ser concluídas em 20 meses. É um investimento de R$ 11 milhões, que resultará em mais comodidade para os usuários da Justiça do Trabalho no Maranhão. O prédio terá capacidade para abrigar 12 varas trabalhistas, num projeto completamente adaptado para portadores de necessidades especiais.
As obras estão sendo fiscalizadas pela Comissão de Fiscalização da Obra de Construção do Fórum Astolfo Serra, instituída pela portaria nº 284, de 14 de junho de 2007. No próximo dia 15 de outubro acontece mais uma medição. O presidente Gerson de Oliveira assina esta semana convênio com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão para a fiscalização técnica das obras.
Em sua quarta visita ao canteiro de obras, o presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira, diz que a melhoria das instalações faz parte das ações de expansão e modernização da Justiça no Maranhão. “Nossa meta estratégica é ampliar o número de varas trabalhistas na capital e no interior do Estado, mas além de garantir a criação no Congresso Nacional, por meio de aprovação de projeto de lei, é necessário criar condições estruturais para o funcionamento das novas varas trabalhistas”, afirmou.
O diretor Domingos Carlos diz que o projeto contempla o que há de mais moderno. Ele diz que uma das preocupações foi garantir as condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e por isso o prédio terá rampas e elevador adaptado para portadores de deficiência auditiva, além de vagas no estacionamento. Ressaltou também que haverá espaço para uma mini-creche para que mães trabalhadoras que se desloquem para as audiências possam acomodar seus filhos.
A construção do novo complexo de varas trabalhistas da capital faz parte das ações estratégicas do plano de gestão 2007-2009, dentro do Projeto Novos Horizontes – Expansão da Justiça do Trabalho no Maranhão. O projeto prevê ainda a construção de cinco sedes-próprias de varas do trabalho e instalação de novas varas nos próximos dois anos.