Presidente do TRT16 fala sobre a participação do Regional na II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão
“Não há Estado desenvolvido sem o pleno trabalho e emprego. Daí a importância de eventos como a II Feira de Estágio e Emprego promovida pelo Estado do Maranhão, iniciativa que deve ser acolhida por todos nós que temos compromisso com a responsabilidade social. O TRT 16 se associa a esse empreendimento, dando-lhe o apoio necessário”, disse o presidente do Tribunal
Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior. O evento está sendo realizado desde terça-feira (19) e se estende até hoje (21), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Além de o TRT-MA disponibilizar um estande com informações sobre os principais direitos trabalhistas e videos educativos sobre as relações de trabalhos, juízes e servidores da Justiça do Trabalho participam como palestrantes. A juíza substituta da 3ª Vara do Trabalho de São Luís Angelina Moreira de Souza Costa foi uma das palestrante na II Feira do Estágio e Emprego do Maranhão, falando sobre “A Lei de Estágio”, no primeiro dia da feira (19). O juiz titular da Vara do Trabalho de Bacabal e coordenador pedagógico da Escola Judicial do TRT-MA, Bruno de Carvalho Motejunas, na quarta-feira (20), falou sobre os “Direitos Trabalhistas e a CLT”. Nesta quinta-feira, a servidora Rosely Belo Ribeiro Vieira, da Escola Judicial do TRT-MA, encerra a participação da instituição no evento, falando sobre “Trabalho, Seguro e Ergonomia”. Sua palestra será realizada nesta quinta-feira (21), no auditório Darcy Ribeiro, das 11h às 12h.
O presidente Luiz Cosmo da Silva Júnior prestigiou a solenidade de abertura do evento, na terça-feira (19). Naquela oportunidade, o secretário de Ciências e Tecnologia, José Ferreira Costa, disse que a iniciativa reflete a preocupação de todas as instituições com os jovens que chegam agora no mercado de trabalho, que concluíram ou estão em fase de conclusão do ensino médio. “A maioria deles está fazendo curso profissionalizante. O governo, os parceiros, o sistema AS, o TRT, estão todos reunidos no sentido de demonstrar a esses jovens que estamos atentos com a questão do emprego, do acesso ao emprego, da capacitação desse jovem, são situações que levam ao grupo mais adulto a se preocupar com os jovens que estão chegando. Nessa feira vamos ver muito bem isso”, arrematou o secretário.
Considerações sobre a Feira - “A quantidade de autoridades, líderes, representantes de várias cadeias produtivas ou de órgãos públicos, presentes, evidencia o êxito de convergir tudo isso em prol da educação”, disse o secretário de Ciências e Tecnologia do Ensino Superior do Estado do Maranhão (Sectec), José Ferreira Costa.
Já o secretário adjunto da Sectec e coordenador-geral da II Feira de estágio e emprego do Maranhão, Fernando Lima, informou que havia 150 pontos de presença em todo o Estado, além dos 12 centros de capacitação tecnológica da Univima. “Então, a feira é transmitida ao vivo, e as pessoas puderam se inscrever no interior e participar das atividades. A gente sempre elege um auditório com as palestras mais movimentadas e transmitimos para eles no interior. Esse sistema é via satélite”.(...) “Há mais de 20 mil pessoas inscritas. Nós dobramos o número de participantes este ano em virtude da grande demanda no evento do ano passado. A feira nasce da necessidade de colocar a população em contato com as grandes empresas”, arrematou Fernando Lima.
“É na sala de aula que os alunos têm o conhecimento teórico e é aqui que eles terão o contato com o mercado de trabalho, através do estágio que irá fazê-los despertar para um tipo de profissão ou de atividade. Então, os entes estão hoje aqui reunidos discutindo e mostrando esta grande oportunidade para esses jovens”, enfatizou o presidente da Federação da Indústria do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves.
Redação: Julyane Prazeres – Estagiária de Relações Públicas
Jornalista responsável: Wanda Cunha