Projeto Anjo é destaque na I Mostra da Qualidade do TRT-MA

terça-feira, 11 de Outubro de 2011 - 11:51
Redator (a)
Edvânia Kátia

A Escola Judicial vem apostando no acolhimento de novos magistrados e servidores. Com o projeto Anjo, realizado em sua primeira edição com os magistrados, e a partir deste ano, com os servidores, a Escola Judicial busca comprometer as pessoas que integrarão os quadros da Justiça do Trabalho no Maranhão com os valores institucionais e objetivos estratégicos da instituição, bem como proporcionar o bem-estar e integração, fortalecendo o clima organizacional. O projeto  foi apresentado  durante a  I Mostra da Qualidade da Justiça do Trabalho do Maranhão, como  parte da programação do II Seminário de Gestão Estratégica, realizado em setembro deste ano.

Até o momento o projeto Anjo respondeu pela recepção de seis juízes  e seis servidores. Os novos magistrados e servidores são recebidos com palestras, visitas às unidades judiciais e administrativas e durante esse período de eles ficam sob os cuidados de um juiz mais antigo, no caso de magistrado; e de um servidor de cada unidade na qual o novo servidor passará pelo treinamento.

Com a Resolução Administrativa nº 148/2011, que trata da aprovação do Regimento Interno da Escola Judicial do TRT-MA, o Projeto Anjo passou a ser um treinamento obrigatório voltado tanto para magistrados quanto para servidores recém-ingressos nos quadros do Tribunal. O treinamento ocorre durante 10 dias.

O diretor da Escola Judicial, desembargador James Magno Araújo Farias, explica que o projeto faz parte das ações do Tribunal para a Gestão de Pessoas. “Sabemos que são as pessoas que fazem a diferença nas instituições, daí a importância deste projeto, que valoriza cada novo magistrado e servidor, possibilita a integração, apresenta os valores e a estratégia da organização e possibilita a prática no desempenho das atividades”, destacou. Ele diz que o projeto já mostra resultados. “Há casos em que após o projeto, as pessoas ficaram amigas”, disse.

Em 2010, a Escola Judicial passou por uma reestruturação organizacional, conforme previsto no planejamento estratégico que vem sendo desenvolvido pela Presidência do Tribunal e Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística.

Atualmente a Escola Judicial é responsável, dentro do planejamento estratégico pelo projeto político-pedagógico Qualificar, no tema Gestão de Pessoas. O projeto inclui ações de educação corporativa voltados para a aquisição e aprimoramento de um conjunto de competências essenciais às atividades dos magistrados e servidores.

O projeto Anjo foi um dos vencedores do Prêmio Nacional de Educação Corporativa, tendo conquistado o terceiro lugar na categoria Formação de Magistrados. O prêmio foi realizado em setembro deste ano, em Goiânia (GO). O projeto também foi elogiado pela Corregedoria Geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), durante correição no TRT-MA em abril de 2009.

 

3 visualizações