Projeto Caminhos da Liberdade chega em Barreirinhas

segunda-feira, 14 de Outubro de 2024 - 17:15

O projeto Caminhos da Liberdade do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) chegou ao interior do Estado. Alunos da rede pública de ensino do município de Barreirinhas foram convidados a uma reflexão sobre o tráfico de pessoas, turismo sexual, trabalho escravo, trabalho infantil e trabalho doméstico em uma aula de cidadania que aconteceu nos dias 08 e 09 de outubro nas escolas Joaquim Soeiro de Carvalho e Centro Educacional Barreirinhas. 
Guias de turismo e conselheiros tutelares também foram incluídos no projeto. A iniciativa busca contribuir com o Pacto do Poder Judiciário para o fortalecimento da Agenda 2030 da ONU, um plano global, para um mundo digno e sustentável.  
A juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas e co-gestora da Comissão de Combate ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo, Liliana Bouéres, ressaltou que é preciso, as pessoas perceberem a importância da liberdade. “O direito de ir e vir é um direito constitucional e devido às marcas deixadas pela escravidão no Brasil, muitas pessoas são privadas desse direito. Precisamos agir em defesa da liberdade”, afirmou. 
Entre os casos lembrados pela juíza nas apresentações estão as histórias de Maurício Luz, escravizado por 14 anos e que hoje é garçon do Tribunal Superior do Trabalho e de Marinaldo Soares Santos, um maranhense que foi resgatado três vezes e virou personagem do documentário Servidão. Outra história é a da doméstica Madalena Giordano, do interior de Minas Gerais, resgatada após viver 38  anos em regime análogo à escravidão. Ao final, a juíza apresentou a história de Pureza, uma maranhense que saiu em busca do filho escravizado, sendo responsável por denunciar uma rede. Por sua luta, ela recebeu em 1997 o prêmio anti-escravidão da sociedade britânica Anti-Slavery International. “São histórias reais, de pessoas que foram vítimas da exploração humana”, afirmou Liliana Bouéres.
A servidora Edvânia Kátia, do Setor de Gestão Documental e Memória, apresentou os projetos de combate ao trabalho escravo e trabalho infantil realizados pela Justiça do Trabalho no Maranhão. Fez um passeio pelas séries Música pela Infância e Poesia pela Infância. 
Projeto Caminhos da Liberdade
O projeto Caminhos da Liberdade foi lançado em São Luís no dia 11 de outubro com uma apresentação para os alunos do curso Técnico em Recursos Humanos do Centro Educa Mais Paulo VI. O objetivo é orientar jovens e adultos sobre as formas de exploração, bem como criar uma rede de apoio formada por guias turísticos e conselheiros tutelares que podem ajudar no combate à exploração nas suas mais diversas formas.

50 visualizações