Projeto de Eficiência Energética no TRT-MA começa a ser implantado nesta quarta-feira (24/10)

segunda-feira, 22 de Outubro de 2018 - 13:49
Redator (a)
Suely Cavalcante
Representantes do TRT e da Ecosol definiram início da troca das lâmpadas
Cronograma definido para as trocas no prédio-sede do tribunal

A implantação do Projeto Eficiência Energética no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) que prevê, sem qualquer custo para o tribunal, a troca de todas as lâmpadas atuais por lâmpadas LED no prédio-sede do tribunal e no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, vai ser iniciada na próxima quarta-feira (24/10), na sede do TRT, conforme cronograma definido em reunião realizada na Diretoria-Geral do TRT, na sexta-feira (19/10). Para implantação do projeto, a presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, e o diretor de Relações Institucionais da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), José Jorge Leite Soares, assinaram termo de cooperação técnica em 3 de agosto deste ano. O projeto também prevê a realização de atividades permanentes visando à redução do consumo de energia nos dois prédios. 
A reunião foi coordenada pelo diretor-geral do tribunal, Celson de Jesus Moreira Costa, e pela secretária de Administração, Sílvia Maria Pontes de Castro. Também estavam presentes no encontro o chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA, engenheiro Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar; Leonardo Galvão, representante da empresa de engenharia Ecosol (H2 Sol Aquecedores Ltda) que vai executar o projeto; o coordenador de Serviços Gerais do TRT, Sérgio Raimundo Brito Pinho; o chefe da Seção de Apoio da Diretoria do Fórum Astolfo Serra, José de Ribamar Santos Batista; e os servidores José Ribamar Vieira Júnior e José Expedito Belfort Assunção, técnicos judiciários, especialidade eletricidade e comunicação.
No total serão trocadas 1600 lâmpadas nos dois prédios. Vão ser trocadas lâmpadas tubulares de 40W e de 32W e lâmpadas de bulbo e dicróica por lâmpadas LED de 18W. Segundo Leonardo, com a troca das lâmpadas, o Tribunal vai economizar 73,72 MWh de energia por ano, o que corresponde a cerca de R$ 30 mil reais. Porém, como observou o chefe do Setor de Gestão Socioambiental, a economia indicada é uma estimativa mínima que pode se mostrar maior do que o estimado. 
A proposta da Cemar prevê que a implantação deve ser concluída em fevereiro de 2019, embora a empresa Ecosol pretenda trabalhar para concluir o projeto em dezembro deste ano. Para Sílvia, o foco agora é iniciar a substituição das lâmpadas e planejar as ações para melhorar o aproveitamento do projeto. Os trabalhos vão ser acompanhados pelo engenheiro Marcelo de Alencar. Ele sugeriu que durante as trocas das lâmpadas a equipe da Ecosol possa fazer o levantamento de intervenções que poderão ser feitas para melhorar o consumo de energia.
O diretor-geral ressaltou a necessidade e importância de definição de ações para manter a economia de energia elétrica, principalmente porque os custos vêm aumentando ao longo deste ano.
Conscientização - a implantação do projeto deve ser acompanhada de atividades que conscientizem e motivem todos para a importância do uso racional da energia elétrica. Por isso, além de campanhas institucionais de comunicação, o TRT também deverá instituir a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), com o objetivo de desenvolver ações para controle energético e a correta aplicação das ferramentas e da gestão que a CICE precisa fazer. Leonardo afirmou que a Ecosol vai realizar treinamento com servidores para ter mais eficiência no uso dos novos equipamentos. 
Projeto Eficiência Energética -  a partir de uma iniciativa do Setor de Gestão Socioambiental, o TRT-MA foi a única instituição, entre órgãos públicos e empresas privadas, selecionada no Estado do Maranhão na Chamada Pública de Projetos (CPP 001/2017) da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), referente à proposta de projeto de eficiência energética no uso final de energia elétrica. O projeto foi desenvolvido pela Ecosol (H2 Sol Aquecedores Ltda), empresa de engenharia, com sede no Rio de Janeiro, especializada na execução de projetos relacionados com o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em fevereiro deste ano, o TRT-MA e a Ecosol firmaram parceria para a execução do projeto. 
Com a CPP 001/2017, a Cemar atende ao disposto na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, que diz que as empresas distribuidoras ou permissionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar um percentual mínimo (0,50 %) da receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética, segundo regulamentos da ANEEL.
Cronograma dos serviços no prédio-sede do TRT, conforme tabela acima, à direita. 
 

10 visualizações