Projeto de Modernização: Acessibilidade e responsabilidade marcam a revitalização de espaços do TRT-16
O Plenário César Pires Chaves, o Auditório Juiz Ari Rocha e o Átrio Contíguo foram reformados por meio do Projeto de Modernização do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). As inaugurações, realizadas nos dias 17 e 18 de novembro, reuniram magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. As entregas reafirmaram a relevância institucional e democrática dos espaços renovados.
Segundo a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, a iniciativa ressalta o investimento na estrutura física do prédio-sede, especialmente, na acessibilidade, na inclusão e no bem-estar do público institucional e visitantes. “Este projeto integra um ciclo maior de melhorias que temos promovido em toda a sede do Tribunal, unindo acessibilidade, modernidade e valorização estética. Reafirma, mais uma vez, o compromisso desta gestão com ambientes institucionais mais bonitos, acolhedores, funcionais e inspiradores”, enfatizou.
O Plenário conta com o gerenciamento da Secretaria do Tribunal Pleno e das Turmas, sob o comando da secretária, Valewska Medeiros de Carvalho Gomide, e do secretário substituto, Wandre Nascimento Barros. Além da dedicação dos servidores: Gecilene Maria Carneiro do Amaral, Samyra Antônia Maia Pereira Braga, Sara Machado Ferreira e José Ribamar Melo Filho; do técnico de som, Luan Costa de Araújo; do estagiário, Eduardo Borges de Oliveira; e da recepcionista, Edvânia Rocha Marinho.
“Todos aqui da Secretaria do Pleno, que é o que sempre está utilizando o Plenário nas sessões, tanto do Pleno quanto das Turmas, temos um prazer de estar em um ambiente extremamente bonito, confortável, que tem toda a estrutura que necessitamos para o trabalho nosso, que é o serviço que a gente presta para a sociedade. A atividade-fim do tribunal é o julgamento, é a decisão final do processo. E é neste ambiente, que é o Plenário, que acontece isso. É lá que acontecem as sessões de julgamento, onde são decididas as lides, os processos, com todos os jurisdicionados que entram buscando o seu fim”, ressaltou Valewska Gomide.
Funcionalidade e conforto, a modernização do Plenário foi planejada em busca da reformulação integral do ambiente: novo projeto arquitetônico – elementos em madeira natural e iluminação redesenhada – promovendo conforto visual e eficiência energética, revitalização das instalações elétricas e de climatização, revestimento acústico e reorganização dos assentos.
Revitalização do Auditório Juiz Ari Rocha e do Átrio
Com reformulação dos fluxos da entrada, adequação das portas e acessos para atendimento às normas de acessibilidade, o Auditório Juiz Ari Rocha foi renovado, seguindo as ações e serviços de acessibilidade. Rampas externas foram implantadas; o Auditório recebeu rampas internas, enquanto as rampas do Plenário estão sendo implantadas; sinalização clara e atualizada para orientar o público são as melhorias realizadas para proporcionar um ambiente mais inclusivo e seguro.
O Átrio Contíguo recebeu uma nova estrutura do forro, instalação de murais de azulejos personalizados, inspirados no símbolo da Justiça do Trabalho, e novo projeto de iluminação, ações que transmitem modernização e amplitude ao Tribunal. As obras foram acompanhadas e conduzidas pela Divisão de Engenharia e Arquitetura e pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão.
A modernização desses espaços vai além da estrutura física. Impacta no cumprimento das atividades da comunidade institucional, como detalhou a chefe da Divisão de Engenharia e Arquitetura, Andréa Saldanha: “Melhor experiência para magistrados, servidores, advogados, partes e público em geral, graças à melhoria da acústica, da iluminação e do conforto ambiental. Ambientes mais funcionais e organizados, favorecendo a fluidez das sessões, audiências, cursos, eventos institucionais e solenidades. E aumento da segurança e da acessibilidade, assegurando plena participação de pessoas com mobilidade reduzida, sem restrições na circulação”, afirmou a servidora.
Para execução de um trabalho eficiente e de qualidade, a Divisão de Engenharia e Arquitetura conta com uma equipe composta pelos servidores: Andréa Saldanha, Nikole Mendonça, Matheus Santos, Jacer Ribeiro, Manoel Ricardo Beckman, Marcelo Alencar e Mateus Braga; pelos terceirizados técnicos em edificações: Patrick Chaves, Saulo Lopes e Igor Júnior; e pelos estagiários: Ana Flávia Macau, Ana Beatriz Moreira e João Vitor Mendes.
A revitalização do Plenário César Pires Chaves, do Auditório Juiz Ari Rocha e do Átrio Contíguo marcam uma nova era do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), como destacou a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva: “Mais do que obras físicas, representam a visão de uma Justiça do Trabalho moderna, acessível, sensível e comprometida com as pessoas. Que estes espaços renovados possam acolher novas histórias, novos debates, novos aprendizados e novas conquistas institucionais”, finalizou.
