Projeto do TRT-16 concorre ao Prêmio Cooperari. Votação está aberta, participe!
Está aberta a fase de votação pública da 2ª edição do Prêmio Cooperari – Estratégias para Evoluir. Nesta etapa, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, advogados, advogadas e toda a sociedade podem escolher os projetos que mais se destacam por sua inovação, eficiência e impacto positivo na Justiça do Trabalho.
A votação faz parte da segunda fase do prêmio, que tem como objetivo reconhecer e disseminar práticas com potencial de replicação nacional. As ações selecionadas foram organizadas em três grandes temáticas: Sustentabilidade, Execução Processual e Precedentes.
Projeto do TRT-16
Entre os finalistas, destaca-se o projeto “Prêmio Eficiência Judicial”, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), na categoria Execução Processual. A iniciativa propõe o incentivo às unidades judiciárias com base no alcance de metas e indicadores estratégicos, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência e da produtividade no cumprimento das decisões judiciais.
A iniciativa é um incentivo em forma de premiação às unidades judiciárias do nosso Regional que tem por objetivo melhorar os principais índices e metas do Poder Judiciário, tais como: Índice de Produtividade Comparada da Justiça – IPC-Jus, Índice Nacional de Gestão de Desempenho – IGEST, redução da Taxa de Congestionamento Líquida, redução do Tempo Médio do Pendente Líquido para menos de 180 dias, redução dos Processos Antigos, melhoria do índice de atendimento à demanda (acima de 100%) para todas as unidades da área judiciária de 1º e 2º Graus, alcance dos Índices de Conciliação previstos no Prêmio CNJ de Qualidade, melhoria da colocação das Varas do Trabalho no IGEST e o cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário.
Anualmente, o TRT16 realiza dois dias de encontro presencial como todos os Diretores de Vara do Trabalho, Assessores de Desembargadores e Chefes dos CEJUSCs. Na ocasião, são apresentados os resultados alcançados pelas unidades, realizada a premiação relativa ao ano anterior, apresentadas as novas metas para o ano corrente e criados painéis de contribuição para atingimento das metas traçadas.
Os projetos finalistas foram escolhidos por uma comissão formada por integrantes do Comitê Nacional de Governança e Estratégia da Justiça do Trabalho (CNGE-JT), conforme critérios estabelecidos no regulamento do prêmio. A iniciativa mais votada em cada temática será premiada. As vencedoras poderão ser incluídas no portfólio nacional de iniciativas estratégicas da Justiça do Trabalho, após análise da presidência do CSJT.
Sobre o Prêmio Cooperari
Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST), o Prêmio Cooperari ocorre a cada 4 anos e busca identificar práticas bem-sucedidas desenvolvidas por órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, que possam contribuir para o aprimoramento do sistema judicial trabalhista.
A premiação está alinhada ao Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho 2021-2026 e à Estratégia Nacional do Poder Judiciário. O reconhecimento das iniciativas vencedoras será formalizado com a concessão do Selo Prêmio Cooperari. A cerimônia de premiação está prevista para junho de 2025.
Participe da votação!