Projeto do TRT-MA é finalista no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Vencedor será conhecido e premiado na próxima sexta-feira (29), em Fortaleza (CE)
O Projeto Comunicar – Formando Fontes e Especialistas para a Cobertura Judicial, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A premiação ocorre na próxima sexta-feira (29), no encerramento do VIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), em Fortaleza (CE). O evento reúne, a partir de quarta-feira (27), assessores do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e instituições afins de todo o país, além de ministros, juízes, procuradores e promotores de Justiça, jornalistas e estudantes universitários.
Este é o quinto ano consecutivo que o TRT-MA fica entre os finalistas do prêmio. Nos dois últimos anos, o tribunal ficou entre os finalistas da categoria projeto temático e em 2008 e 2009 foi o vencedor da categoria relacionamento com a mídia.
Na edição 2012 do prêmio, o TRT do Maranhão concorre, na categoria relacionamento com a mídia, com mais três instituições que inscreveram os projetos “Caso Eloá: Tragédia e Justiça em Tempo Real”; “Media Training para Magistrados – A Construção da Imagem Institucional do Poder Judiciário”; e o projeto Prêmio de Jornalismo.
O Projeto Comunicar – Formando Fontes e Especialistas para a Cobertura Judicial desenvolve ações como workshops para profissionais da mídia, com orientações sobre estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, termos jurídicos, passo-a-passo do processo judicial e legislação, entre outros. Outra diferenciação é o direcionamento dos workshops para jornalistas e radialistas também do interior do Maranhão. Lançado em 2009, o projeto está na segunda etapa. Na primeira, foram realizados em São Luís treinamento de comunicadores e universitários de comunicação e palestras para gestores do TRT.
A chefe da Assessoria de Comunicação do TRT-MA, jornalista Edvânia Kátia, explica que o objetivo do projeto é capacitar os profissionais da mídia para a cobertura judicial, estimular a publicação de notícias produzidas pela Agência de Notícias Judiciais do Tribunal, incentivar a leitura do jornal judicial do TRT do Maranhão por público especializado, entre eles, os profissionais da mídia, além de estimular participação no Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho do Maranhão. Inclui ainda treinamento de mídia para magistrados, gestores e servidores para o relacionamento com a mídia.
A premiação é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e busca promover a troca de experiências entre os profissionais da área de comunicação, bem como contribuir para o aperfeiçoamento de produtos e serviços desenvolvidos pelas assessorias de comunicação das instituições. Este ano, foram inscritos projetos em 17 categorias (http://www.conbrascom.org/).
Congresso - participam do Combrascom, representando o TRT do Maranhão, as jornalistas Edvânia Kátia e Suely Cavalcante. O Congresso traz quatro temas para discussão: Justiça, Comunicação e Imprensa - A Pauta de Notícias; Justiça, Comunicação, Transparência e Acessibilidade; Justiça, Comunicação e Ética no Serviço Público; e Justiça, Comunicação e a Lei de Eficiência . O evento vai ocorrer no Centro Cultural do Parlamento Cearense, da Assembleia Legislativa do Ceará, na capital.
Por meio de debates, painéis e conferências, o Conbrascom estimula o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para esclarecer o cidadão, contribuindo para a democratização das instituições e o acesso à Justiça.