Projeto Espaço de Arte do TRT-MA é apresentado em Encontro Nacional da Memória
O Projeto Espaço de Arte, desenvolvido pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc), fará parte do Catálogo de Boas Práticas da Memória da Justiça Brasileira, conforme decisão dos participantes do V Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, realizado em Fortaleza no final do mês de outubro. O projeto integrará publicação relativa ao evento que será produzida pelo Fórum Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho no país (Memojutra). Participaram do evento, pelo TRT16, o secretário-geral da Presidência, Antônio Manoel Costa Silva, e a chefe do Cemoc, Edvânia Kátia Sousa Silva.
A chefe do Cemoc fez a apresentação do projeto. Na oportunidade, ela lembrou que o Cemoc atua em três frentes: além das atividades desenvolvidas na área de acervo e pesquisa/história oral, as ações desenvolvidas abrangem também a arte e cultura. "Entendemos que, como organismo público que somos, a Justiça do Trabalho dá enorme contribuição para a valorização da cultura regional ao desenvolver projetos relacionados às artes visuais e à música. Também é preciso perceber que por meio da arte e da cultura é possível propor uma reflexão lúdica sobre os direitos sociais”, afirmou Edvânia Kátia.
Ao destacar as atividades artísticas e culturais desenvolvidas pelo TRT, a servidora citou como exemplo as exposições O Mundo do Trabalho (2008) e Trabalho Seguro (2012), o I Concurso de Fotografia do TRT (2007), o I Concurso do Painel Artístico do Fórum Astolfo Serra-FAS (2009-2010), o I Salão de Artes do TRT (2009) e, por último, o show Justiça de Paz e Pão (2012-2013). Ela explicou que a própria criação do Espaço de Arte do FAS, em 2009, foi resultado do tratamento dado pela Justiça do Trabalho do Maranhão ao eixo arte e cultura.
A cada ano, o Espaço de Arte do FAS firma-se no calendário de eventos da cidade. No ano de 2013, foram realizadas 11 exposições e atendimento a 1.870 pessoas. Desde a sua criação em 2009, já foram realizadas 47 exposições e atendidas 4.200 pessoas. Em 2014, o projeto foi ampliado com a criação do Espaço Permanente de Exposições no prédio-sede do Tribunal, instituído pelo presidente Luiz Cosmo da Silva Júnior, por meio da Portaria GP nº 1.039/2014.
Entre as motivações para a criação de mais um ambiente voltado às artes, estão o valor estratégico da humanização e a necessidade de melhorar a ambientação dos prédios da Justiça do Trabalho do Maranhão com vistas à criação de um clima organizacional favorável, além do compromisso da Justiça do Trabalho com a cultura regional. "A proposta é ampliar os Espaços de Arte para humanizar as instalações", explicou a chefe do Cemoc.
Memória – O projeto do Espaço de Arte teve início em 2008, quando a servidora Rosemary Araujo apresentou ao Banco de Ideias, projeto de endomarketing desenvolvido pela Seção de Comunicação, a proposta de criação de um Espaço de Arte agregado ao Centro de Memória e Cultura. Após análise pela Presidência, a proposta foi acolhida, tendo sido inaugurado o Espaço de Arte em 9 de junho de 2009, com a instalação do I Salão de Arte Talentos do TRT16. Em 2014, por ocasião das comemorações do Dia do Servidor, foi criado o Espaço Permanente de Exposições do TRT, inaugurado com a abertura o II Salão de Arte Talentos do TRT16.
Pesquisa – Durante o Encontro Nacional da Memória, os participantes também decidiram que a pesquisa sobre o Perfil dos Centros de Memória e Arquivo da Justiça do Trabalho, elaborada pela chefe do Cemoc do TRT-MA, será encaminhada a todos os TRTs para validação dos dados, a fim de que o documento possa servir de parâmetro para a estruturação da área da memória e da gestão documental.
Memojutra – A cada dois anos é realizado o Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho. Este ano, o encontro foi realizado em Fortaleza-CE, no período de 22 a 25 de outubro. Durante o evento, houve a eleição da nova diretoria do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), assumindo a presidência da instituição a desembargadora do TRT de Campinas Tereza Asta. Edvânia Kátia também foi eleita e empossada como diretora do Memojutra. O Fórum tem a missão de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho e também de incentivar a organização de memoriais nos Regionais.
Com informações do Cemoc.