Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas realiza visita piloto
O Foro Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho (VTs) de São Luís, recebeu a visita de 32 alunos de Direito da Universidade Dom Bosco (UNDB), na manhã desta terça-feira (23). Na oportunidade, os estudantes assistiram à palestra sobre a dinâmica da Justiça do Trabalho do Maranhão, ministrada pelo diretor do FAS e juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Mont’Alverne Frota. A visita piloto foi a primeira atividade do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas.
Após a palestra, os estudantes conheceram as dependências físicas do Foro. A primeira parada foi na Sala de Apoio ao PJe (Processo Judicial Eletrônico), espaço destinado ao atendimento de advogados, onde servidores prestam informações e dão suporte aos advogados na utilização do PJe. Em seguida, os estudantes conheceram as secretarias da 3ª e da 7ª VT de São Luís. Na 7ª Vara do Trabalho, eles conversaram com a diretora de secretaria, Maria do Socorro Pinho Coimbra, que falou da rotina da vara após a implantação do PJe. Por fim, os alunos foram divididos em grupos e encaminhados às salas de audiência das varas trabalhistas da capital.
Para o professor do curso de Direito da UNDB, Vail Altarugio Filho, a iniciativa é indispensável à complementação da formação dos acadêmicos, que passam a compreender a Justiça do Trabalho, sua estrutura e mecanismos, superando as limitações de uma formação que se restringia à doutrina e às aulas expositivas.
O magistrado Paulo Mont’Alverne destacou a importância do projeto e disse que a intenção é proporcionar oportunidade para que os estudantes conheçam mais sobre este segmento do Poder Judiciário. “O nosso esforço é no sentido de que cada vez mais os acadêmicos saibam o que é a Justiça do Trabalho e como ela atua, e que eles tenham uma ideia do dia a dia do funcionamento das varas trabalhistas”, disse
Segundo a gestora do projeto, servidora Edvânia Kátia, o projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas é uma demonstração concreta da administração do TRT em fortalecer a política institucional, além de demonstrar o desejo de magistrados e servidores em desenvolverem ações de responsabilidade social. "É um projeto em que a instituição, incluindo as unidades administrativas e judiciais, está envolvida para que possamos atender da melhor maneira possível os visitantes", destacou.
A atividade foi uma iniciativa estratégica da Diretoria do Foro Astolfo Serra, em parceria com o Centro de Memória e Cultura, e a primeira ação do projeto, que será realizado durante todo o ano com estudantes universitários e a comunidade.
Comissão - uma comissão, instituída pela Presidência do TRT-MA, por meio da Portaria 311/2013, é responsável pelas ações do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. Integram a comissão o juiz Paulo Mont’Alverne Frota, na qualidade de patrocinador e a servidora Edvânia Kátia Sousa Silva como gestora. A equipe conta ainda com os servidores Sônia Maria Gaspar (Diretoria do Foro Astolfo Serra) e Francisco de Assis de Melo Lopes (Centro de Memória e Cultura). Os supervisores são os chefes das unidades da Diretoria do Foro Astolfo Serra, da Secretaria de Administração e da Seção de Comunicação Social.
O Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas está alinhado ao Tema Política Institucional e aos Objetivos Estratégicos Fortalecer a Imagem Institucional, Fortalecer as Relações com Outras Instituições e Aprimorar a Comunicação com os Públicos Interno e Externo do Planejamento Estratégico do TRT-MA.
Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante