Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas recebe alunos da FACAM
O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (CEMOC) recebeu, no dia 4 de novembro, a visita de alunos do Curso de Direito e do curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho da Faculdade do Maranhão (FACAM). Sob a supervisão da professora Conceição de Maria de Brito, eles participaram de visita guiada do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas, no Foro Astolfo Serra (FAS). O grupo recebeu orientações sobre o funcionamento e estrutura da Justiça do Trabalho, visitou as instalações do FAS e participou da simulação de uma audiência sob a coordenação do juiz Paulo Mont´Alverne Frota, titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís e coordenador do projeto.
O grupo foi recepcionado pelo chefe da Diretoria do Fórum Astolfo Serra, Durval Francisco Coelho Filho, e pela chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (CEMOC), Edvânia Kátia, gestora do projeto. Eles falaram sobre a história da Justiça do Trabalho e os projetos e ações desenvolvidos pela instituição tanto na área institucional quanto judicial. "O projeto é uma oportunidade para que os visitantes possam conhecer a importância da Justiça do Trabalho para a pacificação das relações de trabalho e para o fortalecimento da cidadania", disse Edvânia Kátia. Durval Coelho também destacou o papel da Justiça do Trabalho para o equilíbrio das relações de trabalho e destacou os 75 anos de atuação dessa Justiça Especializada.
O projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas vem sendo desenvolvido desde 2013. Nesses três anos já atendeu 654 pessoas. No ano passado foram atendidas 121 pessoas. O projeto foi idealizado pelo juiz Paulo Mont´Alverne Frota e resultou em convênio firmado com as universidades. Além das visitas orientadas (estudantes universitários), são realizadas as visitas guiadas (comunidade) e visitas técnicas (pesquisadores e profissionais).
Com informações do CEMOC.