Reunião define programação da Campanha de enfrentamento ao trabalho infantil para a próxima semana
Lançada no dia 22 por meio de uma movimentação no Twitter, a Campanha "Criança Não Deve Trabalhar, Infância é Para Sonhar" tem o intuito de orientar estudantes e a população em geral sobre o enfrentamento ao trabalho infantil.
A Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região), na ocasião representada pela cogestora e juíza titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, se reuniu com entidades parceiras de combate ao trabalho infantil para realizarem a articulação da Campanha "Criança Não Deve Trabalhar, Infância é Para Sonhar" lançada, no último dia 22 de maio, que será intensificada na próxima semana no estado.
O ponto alto das atividades é o dia D, celebrado em 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. No Maranhão, haverá uma caminhada que sairá em cortejo da Biblioteca Benedito Leite na Praça Deodoro até a Rua Grande, pondo em destaque a logo "Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil". A concentração será as 7h30, em frente à Biblioteca Benedito Leite. Outra ação é que o prédio do TRT do Maranhão terá sua fachada iluminada nas cores do catavento, símbolo do combate ao trabalho infantil. E em todo o país, os órgãos da Justiça do Trabalho farão um twitaço.
Conforme foi definido, as ações integradas com Superintendência Regional do Trabalho (SRT/MA), 1ª Vara da Infância e Adolescência, SENAC, SEMCAS, SEMED, CEREST Regional e Ministério Público do Trabalho (MPT) para motivar sociedade, educadores, as famílias e especialmente os jovens, a refletir sobre o trabalho infantil, serão reforçadas a partir de sexta-feira (7/6), quando a primeira atividade da Campanha Nacional do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) será realizada.
O Espaço Orienta, no bairro Jardim Renascença, vai sediar a abertura das ações com a reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente no Trabalho (FEPETIMA) nesta sexta-feira. Estão confirmadas as presenças dos representantes dos municípios que têm o maior índice de trabalho infantil no Estado do Maranhão, entidades parceiras no combate ao trabalho infantil e os adolescentes que compõem o Comitê Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CEAPETI). O encontro é a partir das 9h.
Entrando com força total na semana do dia D de Combate ao Trabalho Infantil, na segunda-feira (10/6), das 8h às 12h, será promovida uma reunião técnica para discutir o trabalho em rede na sede da Superintendência Regional do Trabalho, no Shopping Dalplaza Center, no bairro da COHAB, a fim de construir o fluxo de enfrentamento ao trabalho de crianças e adolescentes em São Luís, com a participação dos profissionais que atuam no combate ao trabalho infantil no município.
A sensibilização também se dará nos Terminais de ônibus da capital, com a divulgação de materiais educativos. A ação é promovida pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e pelo Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. No dia 11/06, a atividade vai ser no Terminal de Integração da Praia Grande, às 7h da manhã, e às 17h no Terminal de Integração da COHAB. Na quarta-feira (12), o trabalho será concentrado no Terminal de Integração do São Cristovão, a partir das 17h; e por último, no dia 13/06, a partir das 7h, no Terminal de Integração do Distrito Industrial.
Outras atividades
“Um Mundo Sem Trabalho Infantil” será o tema da exposição fotográfica promovida pelo Centro da Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no período de 10 a 30 de junho de 2019. A exibição ficará disponível no hall de entrada do Fórum Astolfo Serra.
No dia 13/06, os alunos do sistema de Aprendizagem do SENAC e do SESI farão visita orientada no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, a partir das 9h.
“Encontro Estadual: As relações entre o Trabalho Infantil e o Trabalho Escravo” será realizado nos dias 17 e 18 de junho, na Assembleia Legislativa do Maranhão, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDES, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Edição: Edvânia Kátia.