Reunião do Conematra discute diretrizes para formação de magistrados e servidores
O diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e do Conematra, desembargador James Magno Araújo Farias, participa, na próxima segunda e terça-feira (27 e 28), em Florianópolis (SC), de reunião de trabalho e assembleia geral extraordinária do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). Os eventos discutirão a nova redação da Resolução nº 126 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o projeto pedagógico e a organização estrutural das escolas, dentro outros assuntos.
O conselheiro do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, José Lucio Munhoz, participa da reunião de trabalho na segunda-feira (27), das 14h às 18h, quando será abordado o tema “Interlocução com o CNJ: nova redação da Resolução nº 126 e Programa de Valorização da Magistratura”.
A resolução dispõe sobre o plano nacional de capacitação judicial de magistrados e servidores. O novo texto é resultante do trabalho da comissão, submetido à consulta perante as escolas e tribunais brasileiros e, após análise das contribuições apresentadas, foi consolidado e a proposta de resolução apresentada ao Plenário do CNJ para votação.
Na terça-feira (28), ocorrerá a assembleia geral extraordinária do Conematra, das 9h às 13h, e terá como principais discussões o projeto pedagógico e a organização estrutural das escolas em face da nova Resolução nº 126 do CNJ e a remuneração de magistrados docentes.
Assessores - também na terça-feira (28) serão realizadas oficinas para assessores, das 9h às 13h e 14h30 às 18h, com os temas capacitação para utilização da rede (moodle) e seu aprimoramento e o plano anual das escolas.
Além das escolas judiciais dos TRTs também integram o Conematra as escolas associativas trabalhistas.