Rodoviários e empresas têm nova rodada de negociação nesta terça-feira na Justiça do Trabalho

segunda-feira, 14 de Maio de 2012 - 19:01
Redator (a)
Edvânia Kátia
Presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra, buscou a pacificação entre patrões e empregados do setor de transportes

Uma nova audiência será realizada por patrões e empregados do setor de transporte coletivo nesta terça-feira (15) na sede do Tribunal Regional do Trabalho, às 15h. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, diz que houve avanço nas negociações e concedeu 24 horas para que as partes apresentem uma proposta de conciliação.

Está mantido o percentual de funcionamento de 50% da frota, conforme havia sido determinado na última sexta-feira em dissídio coletivo ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho. As negociações estão sendo acompanhadas pelo procurador do Trabalho Roberto Magno Peixoto Moreira.

A desembargadora Ilka Esdra afirma que embora as partes não tenham chegado a uma composição nesta primeira audiência, houve avanço nas negociações. “A Prefeitura de São Luís, por meio da Procuradoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, comprometeu-se em analisar em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transportes (SET) os fatores econômicos que possibilitarão a definição de um percentual a ser apresentado pelas empresas de transporte coletivo como índice de recomposição”, afirmou.

Segundo a presidente a decisão de manter em funcionamento 50% da frota visa proporcionar a segurança a todos os envolvidos no processo. “A Justiça do Trabalho visou equilibrar os interesses de todas as partes envolvidas no processo a fim  de que os rodoviários tenham garantido o direito de greve, as empresas tenham resguardado o patrimônio e população o direito de locomoção”, pontuou a desembargadora Ilka Esdra. Disse ainda que todas as providências foram adotadas para que seja garantido o direito de todos.

 

 

2 visualizações