Sala-cofre garante total segurança à implantação do PJe-JT na Justiça do Trabalho do Maranhão
O sistema do PJe-JT será instalado nesta segunda-feira (10), na VT de Barreirinhas e no TRT-MA. Presidente do TST participará da cerimônia de instalação.
Um investimento da ordem R$ 2,3 milhões foi realizado pela Justiça do Trabalho para garantir total segurança à implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e nas varas trabalhistas do estado. Todas as informações do banco de dados que vão integrar o sistema do PJe-JT no Maranhão estão protegidas por uma sala-cofre, que conta com dispositivos de segurança contra arrombamento, explosão, descarga eletromagnética, armas de fogo, inundações, gases corrosivos.
A sala-cofre também restringe o acesso de pessoas não autorizadas a utilizarem o sistema com a exigência da leitura biométrica. Certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a sala-cofre vai abrigar todo o parque tecnológico do TRT-MA. As obras de implantação tiveram início no ano passado.
A solenidade de instalação do PJe-JT na Justiça do Trabalho do Maranhão ocorrerá nesta segunda-feira (10), na sede do TRT, com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen. Em conjunto com a presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, o ministro vai instalar o PJe no Tribunal, às 10h30. Na VT de Barreirinhas, distante 258 km de São Luís, a instalação ocorrerá no mesmo dia, às 8h30.
Ainda este mês, as varas de Chapadinha (dia 12) e Presidente Dutra (dia 14) também passarão a funcionar eletronicamente. Pelo Plano de Expansão do PJe-JT no Maranhão, todas as varas do trabalho da capital e do interior, até 2013, receberão reclamação trabalhista de forma eletrônica.
A presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, diz que a Justiça do Trabalho do Maranhão recebeu total apoio do Tribunal Superior do Trabalho, em especial do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, para que toda a infraestrutura necessária à implantação do PJe-JT ocorresse no Maranhão, fechando, assim, a meta de 100% dos tribunais regionais do trabalho a adotarem o sistema para o recebimento e movimentação processual eletrônicos.
O diretor geral do TRT-MA, Júlio César Guimarães, explica que o projeto do TRT do Maranhão atende às recomendações das auditorias do Controle Interno do tribunal e do Conselho CSJT. “A aquisição da sala-cofre atende às exigências de auditorias realizadas, à política de segurança física dos centros de processamento de dados dos tribunais do trabalho, à própria política de segurança da tecnologia da informação do TRT do Maranhão, bem como ao planejamento estratégico da tecnologia da informação, que prevê os recursos necessários à implantação do processo judicial eletrônico”, destacou.
Segundo o diretor de Informática do TRT-MA, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, a instalação da sala-cofre coloca o TRT do Maranhão em igualdade com outros tribunais do país, como o Supremo Tribunal, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho, e tribunais do trabalho de todo o país. “O processo eletrônico é um caminho sem volta e, em todo o país, os tribunais buscaram estruturar-se para disponibilizar com segurança os dados processuais na rede mundial de computadores. Nós seguimos o mesmo caminho e podemos garantir que todo o nosso parque tecnológico está em completa segurança”, disse.