Seção de Saúde do TRT-MA divulga resultados do Programa de Controle e Prevenção da Hipertensão Arterial
A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) divulgou resultados da avaliação de magistrados, servidores e terceirizados que participaram da campanha deste ano do Programa de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (PPCHAS). Realizada de 17 a 28 de julho, a campanha teve 105 participantes, dos quais, 21 magistrados e servidores no Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís; 63 no prédio-sede do TRT; e 21 terceirizados nos dois prédios.
Considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) tem alta prevalência e baixas taxas de controle, e é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis. Além disso, a mortalidade por doença cardiovascular (DCV) aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial.
Segundo a Seção de Saúde, as avaliações revelaram que 30% dos participantes apresentavam pressão arterial elevada; 53% estavam com o Ìndice de Massa Corporal (IMC) elevado; 30% apresentaram circunferência abdominal acima do recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); 45% mantinham atividade física regular; 26% faziam atividade física irregular e 23% não mantinham atividade física.
Para o cardiologista Ércio Murilo Souza Cutrim, servidor lotado na Seção de Saúde e coordenador do PPCHAS, alguns dados aferidos são considerados fatores de risco para desenvolvimento da hipertensão arterial. Ele explicou que, após a avaliação, as pessoas que apresentaram alteração de pressão arterial ou risco de desenvolverem hipertensão foram cadastradas no programa para acompanhamento e orientações.
Em continuidade ao PPCHAS, magistrados e servidores estão sendo convidados pela Seção de Saúde, por email ou spark, para uma roda de conversa sobre hábitos saudáveis de vida com o cardiologista Ércio Cutrim, e com a chefe da Seção de Saúde, Rafaela David Brito. Segundo o cardiologista, o encontro é mais uma oportunidade para esclarecimentos sobre a importância da atividade física, controle da dieta, aferição e acompanhamento contínuos da pressão arterial para a manutenção da saúde cardiovascular. Na última quinta-feira (11), oito servidores participaram da conversa, assistiram a um vídeo sobre riscos da hipertensão, tiraram dúvidas sobre o tema, e fizeram aferição da pressão arterial. Conforme Rafaela, outros encontros vão ser realizados.
De acordo com a Seção de Saúde, o programa não objetiva substituir o médico assistente, mas reforçar a necessidade desse acompanhamento sistemático. Magistrados e servidores que não puderam participar da primeira etapa da campanha poderão agendar sua avaliação na Seção de Saúde, por meio do ramal 9382.
Além da campanha e do acompanhamento dos pacientes, a Seção de Saúde também elaborou uma cartilha com informações sobre causas, prevenção, sintomas e tratamento da hipertensão arterial. A cartilha também traz a lista dos 10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta, como aferir a pressão sempre que possível, mesmo sem ter sintomas, praticar atividades físicas e alimentação saudável, evitar a obesidade, dentre outras atitudes. A cartilha já foi distribuída nas unidades judiciais e administrativas do Tribunal. Também pode ser acessada no site do Tribunal. Clique aqui para acessar a cartilha.
PPCHAS - desenvolvido pela Seção de Saúde, o programa tem como slogan "Prevenir a hipertensão é uma escolha. Só depende de você", e, entre outros objetivos, identificar magistrados, servidores e terceirizados do TRT-MA portadores ou com risco de desenvolver a hipertensão arterial sistêmica.