Seção de Saúde do TRT-MA realiza campanha para prevenção de hepatites virais
A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, vai realizar, nesta semana, de 25 a 29/7, uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção das hepatites virais (HV), para marcar a Semana de Hepatite, e o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 28 de julho, de acordo com programação do Ministério da Saúde.
Nesse período, a Seção de Saúde, no prédio-sede e no Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, vai disponibilizar materiais informativos sobre as hepatites virais, bem como vai divulgar as peças publicitárias do Ministério da Saúde referentes ao tema. Além disso, quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto, poderá conversar com os médicos do Tribunal. Também serão distribuídos preservativos.
Segundo Rafaela David Brito Pinho, chefe da Seção de Saúde, o trabalho vai ser feito juntamente com o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da SES. Ela disse que a hepatite, que é a inflamação do fígado, é considerada grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
A hepatite é provocada, na maioria dos casos, por cinco vírus principais, isto é, A, B, C, D, E, sendo os mais perigosos os tipos B e C, que podem causar cirrose e câncer de fígado. Trata-se de uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, e quando os apresenta podem ser cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura ou fezes claras.
Segundo dados extraídos do site do Governo do Maranhão, o vírus tipo A, transmitido por alimentos contaminados, pode atingir qualquer faixa etária, e geralmente é uma doença que não deixa sequelas. Já os vírus B, C ou D são transmitidos por contato com fluidos corporais, como uso de drogas injetáveis, transfusão de sangue e relação sexual sem camisinha.
Por isso, as ações de prevenção são cada vez mais intensificadas, especialmente no mês de julho, que é reconhecido no mundo por concentrar ações de combate às hepatites virais.
Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais - de acordo com informações disponibilizadas no site do Ministério da Saúde, a data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) após o Brasil, reconhecendo a amplitude das hepatites virais no país e no mundo, ter apresentado à OMS, durante a 63ª Assembleia Mundial da Saúde, em 2010, uma proposta de reconhecimento do impacto das hepatites virais na saúde mundial. A partir da iniciativa, a OMS aprovou uma resolução que estabeleceu o dia 28 de julho como Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
Clique aqui para acessar as campanhas do Ministério da Saúde sobre hepatites virais. Para informações detalhadas sobre a Hepatite C acesse o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Viral C e Coinfecções.
Mais informações sobre a campanha na Seção de Saúde pelo ramal 9382.