Seção de Saúde do TRT-MA realiza I Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

quarta-feira, 4 de Novembro de 2015 - 15:46

A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) vai realizar, nos dias 9 e 10 deste mês, a primeira campanha de prevenção ao câncer bucal, sob a coordenação da cirurgiã-dentista Allinger Felinto, lotada no Setor Odontológico do TRT. Dirigida a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, a campanha tem como objetivo principal disseminar informações sobre o diagnóstico precoce das alterações da saúde bucal, assim como capacitá-los quanto à técnica do autoexame bucal para o diagnóstico das lesões bucais.

Além do  caráter informativo e educativo da campanha, também será efetuado o rastreio de lesões suspeitas por meio de exame bucal durante atendimento com os cirurgiões-dentistas do Tribunal, Allinger Felinto e Gustavo André Weber.

Os atendimentos serão realizados na Seção de Saúde, no prédio-sede do TRT, e no Setor Médico do Foro Astolfo Serra (FAS), nos dias 9 e 10. No dia 9/11, o atendimento vai ocorrer das 8h às 12h, no TRT; e das 13h às 17h, no FAS. No dia 10/11, de 8h às 12h e das 13h às 17h no Tribunal; e de 8h às 12h, no FAS.

A chefe da Seção de Saúde, Rafaela David Brito Pinho, solicita aos magistrados e servidores, assim como aos terceirizados e estagiários, que incentivem os colegas a participarem da campanha, pois, o câncer bucal, quando diagnosticado precocemente, encontra índices de cura muito próximos a 100%, com uma redução de custos muito expressiva para o tratamento. "Para evitarmos ser surpreendidos por este vilão, podemos lançar mão do autoexame bucal, que consiste no exame visual das estruturas anatômicas da boca e pescoço", afirmou.

Câncer bucal - segundo informações compartilhadas pela Seção de Saúde do TRT, por ser uma doença que normalmente avança lenta e silenciosamente, o câncer não mostra sinais alarmantes nem provoca dor na fase inicial. Por isso, o seu diagnóstico é muito difícil nessa fase, e não chega a 10% os casos diagnosticados nesse estágio. O câncer pode levar à morte e à invalidez, exigindo internação hospitalar especializada e contínuos atendimentos ambulatoriais.

Mais informações no Setor Odontológico pelo telefone (98) 2109 9384.

 

Com informações da Seção de Saúde.

4 visualizações