Seção de Saúde do TRT-MA realiza “Vacinação em Dia”

sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015 - 9:10
Redator (a)
Wanda Cunha

A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), em parceria com a Coordenação de Imunização de São Luís, realizará, no prédio-sede do Tribunal (sobreloja), no dia 10 de março, das 9h às 12h e das 13h às 16h, mais uma campanha de vacinação, direcionada a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. Os agentes da Secretaria Municipal  de Saúde aplicarão a vacina dupla dT (proteção contra difteria e tétano); e as vacinas contra Hepatite B e Febre Amarela.

A vacina dT é indicada, a partir dos 20 anos de idade, para gestantes, não gestantes,  homens e idosos, que não tiverem comprovação de vacinação anterior. A vacina contra Hepatite B, a pessoas com até 49 anos que não tiverem comprovação da vacinação; e a contra Febre Amarela, para adultos e idosos que residam ou que irão viajar para áreas endêmicas,  de transição e áreas de risco potencial.

São consideradas áreas endêmicas os estados do Amapá, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Amazonas, Pará, Goiás e Distrito Federal. São consideradas áreas de transição alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e áreas de risco potencial, alguns municípios dos estados da Bahia, Espírito Santos  e Minas Gerais. Em viagem para essas áreas, a vacinação deve ser realizada dez dias antes da viagem, com reforço a cada dez anos.

Vacinação em Dia - A Campanha dá continuidade ao Programa “Vacinação em Dia”, que integra o conjunto de ações preventivas realizadas pela Seção de Saúde do TRT 16ª. O programa tem como objetivo atualizar a carteira vacinal de magistrados e servidores do TRT 16ª Região, para otimizar a proteção contra doenças imunopreviníveis. A Seção de Saúde  já realizou, até a presente data, 126 cadastros.

O programa  é desenvolvido em três etapas. Na primeira, a Seção de Saúde realizou o levantamento dos magistrados e servidores com carteira vacinal incompleta, identificando quais as vacinas que faltavam. Na segunda fase, foram solicitadas as respectivas vacinas à Coordenação de Imunização do Município de São Luís para imunizar as pessoas que possuíam pendências em suas carteiras, de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. E a terceira fase, que é contínua, consiste no acompanhamento das doses de reforço e das vacinas com necessidade de dose anual.  No caso de não ter participado das primeiras etapas, o servidor poderá comparecer à Seção de Saúde com sua carteira de vacina para que esta possa ser analisada e cadastrada no Programa.
 
“O Ministério da Saúde intensifica cada vez mais as campanhas de vacina, pois entende que imunizar é o melhor e mais moderno instrumento de prevenção e controle das doenças. Não perca essa oportunidade, traga sua carteira de vacinação e garanta sua saúde, pois vacinar é um ato de amor para todos e não somente para crianças”, observou Terezinha de Jesus Sousa, enfermeira responsável pelo cadastramento de magistrados e servidores no Programa.
 

 

 

5 visualizações